Comissão provisória concluiu primeira fase da Estatuinte

A Comissão Provisória da Estatuinte concluiu na reunião do dia 23 de abril, a primeira fase do processo de reformulação do Estatuto da UFSM. O grupo concluiu a etapa de elaboração da metodologia da Estatuinte e definiu a representatividade de cada categoria no andamento do processo. Com a conclusão da metodologia, o processo estatuinte será encaminhado para apreciação na próxima reunião do Conselho Universitário (CONSU), no dia 29 de maio, às 8h30 na Sala dos Conselhos.

Se aprovada no Conselho, a Estatuinte passa para sua segunda fase: a escolha do Colegiado. Serão definidos delegados de todos os segmentos da Universidade, além de representantes da comunidade externa. Através de audiências públicas nas cidades com campi da UFSM, serão definidos por votação representantes para comissão que conduzirá a elaboração da proposta de Estatuto.

O Secretário Geral do Gabinete do Reitor, Marionaldo Ferreira, participa das reuniões da Estatuinte como representante do Gabinete. Ferreira destaca que a discussão da Estatuinte é um compromisso da atual gestão. O processo de reformulação do Estatuto da Universidade interfere diretamente nos diferentes segmentos da comunidade acadêmica, portanto, buscou-se desde o início inserir todas as categorias neste debate. A modificação do Estatuto tem por objetivo modernizar e adequar a Universidade, para isso é importante a participação da comunidade na construção deste novo momento para a instituição, afirma o Secretário.

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor