Durante a próxima semana, a contar de sexta-feira (15), a vacinação contra gripe aplicada no Hospital Universitário de Santa Maria será oferecida também dentro da Unidade Célula de Intendência (UCI), instalada pela Base Aérea junto ao Pronto-Socorro (ao lado da Radiologia).
A decisão, segundo a enfermeira Rosângela Machado, coordenadora do PS, tem dois objetivos: desafogar a sala de vacina, que por dia chega a aplicar 500 doses, e testar a climatização da estrutura instalada para dar suporte ao Pronto-Socorro, durante a finalização da obra da Central de UTIs.
Na tarde de quinta-feira (14), as equipes finalizavam a desinfecção do local, a transferência dos móveis e a instalação de tapumes externos. Sexta-feira iniciou a vacinação. Cerca de 80 pessoas foram imunizadas pela manhã.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prioridade é que sejam vacinadas crianças de seis meses a cinco anos incompletos e pessoas com 60 anos ou mais; além de profissionais da saúde; indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto e presos. Trata-se dos grupos mais propensos às doenças respiratórias.
“Queremos vacinar também os profissionais e acadêmicos dos cursos de saúde que atuam dentro do hospital, além dos servidores administrativos. A vacinação está aberta para servidores da UFSM, que apresentarem receita médica”, afirma a enfermeira responsável pela Sala de Vacina do Husm, Marta Mozzaquatro.
O atendimento no Husm será de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30min. Para receber a dose, é preciso apresentar a cartão de vacinação.
Assessoria de Comunicação do Husm
