Definidos os representantes do Consu na Comissão da Verdade

Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira

O Conselho Universitário (Consu) da UFSM escolheu, na manhã desta sexta-feira (29), quem serão os seus dois representantes na Comissão da Verdade. A Comissão deve ser instalada em junho, para buscar fatos e documentos relacionados à ditadura militar.

Foram escolhidos a administradora Ana Lucia Aguiar Melo, da Pró-Reitoria de Graduação, como titular, e o técnico em Assuntos Educacionais, Alcir Luciany Lopes Martins, do Núcleo de Tecnologia Educacional, como suplente.

Depois que o conselho escolheu os seus representantes, o reitor, Paulo Burmann, falou sobre a questão envolvendo trocas de ofensas nas redes sociais devido à criação da comissão. Burmann destacou a importância da comissão, destacando que outras grandes universidades já fizeram o mesmo e que ela é importante para garantir a transparência na UFSM. “Devemos gastar as nossas energias para o bem da instituição. Nenhuma gestão foi refém de A ou B, a universidade é soberana. Enquanto gestores, somos passageiros, mas a instituição permanece, e a universidade deve ser um espaço de respeito às diferenças. A base para a criação das universidades no mundo foram o conhecimento e a diversidade”, destacou o reitor.

A comissão também terá integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) e da Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm) e da sociedade civil organizada.

A intenção é receber testemunhos, informações e documentos que farão parte de um relatório que poderá ser encaminhado à Comissão Nacional da Verdade.

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor