O professor do Departamento de Geociências do CCNE e membro do grupo de pesquisa Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água (Pangea), André Borba, recebeu do prefeito Otomar Vivian, de Caçapava do Sul, cópia da lei que torna o município Capital Gaúcha da Geodiversidade. O professor estava ministrando na 3ª Jornada Pedagógica da Secretaria de Educação do Município sobre a Geociência, para professores de Geografia, História, Matemática e Ciências.
Borba foi o autor da pesquisa feita no município de 2010 a 2013, através de um projeto da UFSM, financiado pelo CNPq, com objetivo de realizar um inventário da geodiversidade e do geopatrimônio de todo o município, ou seja, aquilo que Caçapava do Sul possui de interessante em termos de rochas, relevo e paisagens, e que pode ser aproveitado do ponto de vista da proteção ambiental, da educação e do turismo.
Este estudo foi a base para a aprovação do projeto de lei na Assembleia Legislativa, que tornou Caçapava a Capital Gaúcha da Geodiversidade. O governador, José Ivo Sartori, sancionou a lei há duas semanas.
O prefeito resolveu entregar uma cópia da lei para o professor como forma de agradecimento pela pesquisa realizada, que foi fundamental para reconhecer que Caçapava é uma sala de aula a céu aberto.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caçapava do Sul