Na próxima segunda (19) e terça-feira (20), a Sedufsm promove o Seminário sobre políticas públicas e expansão no ensino superior. O evento acontece no Audimax, auditório do Centro de Educação da UFSM, com entrada gratuita. Dentre os objetivos do evento, está o de debater as diversas faces que o projeto neoliberal assume com o intuito de influenciar as políticas educacionais. A expansão do ensino superior, através do programa federal (Reuni) e os impactos na formação docente também estarão em discussão.
A abertura ocorre na segunda, às 17h, com a conferência “O papel da universidade latino-americana na ordem do capital”, com o professor de História da USP, Osvaldo Coggiola. Ainda na segunda-feira, na sequência à fala de Coggiola, às 18h30, ocorre a mesa 1: “A universidade no mundo do trabalho: para quem formamos?”, com os professores da UFSM, Albertinho Gallina e Ascísio dos Reis Pereira. Nesta primeira mesa, dentre os objetivos, está o de trazer elementos que possibilitem compreender e discutir a reformulação da educação superior no Brasil, que se inicia nos anos 1990, agravando-se até os dias atuais, com a submissão do ensino superior ao mundo do trabalho.
O seminário prossegue na terça, a partir das 9h, com a mesa 2: “O Reuni na UFSM: qualidade e quantidade na expansão da universidade”. Os expositores serão a professora Maristela da Silva Souza, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), e o professor Dalvan Reinert, vice-reitor da UFSM entre 2009 e 2013. O objetivo desta temática é discutir o processo de implantação do programa de expansão (Reuni) na UFSM, debatendo também os impactos deste processo de expansão na formação docente na UFSM e nas condições de trabalho desses professores.
Assessoria de imprensa da Sedufsm
