Na manhã desta terça-feira (20), a administração central da UFSM reuniu-se com servidores técnico-administrativos para ouvir e discutir pautas internas da categoria. Foi a segunda reunião ampliada realizada entre Reitoria e Associação dos Servidores Técnico-Administrativos (Assufsm).
Os assuntos abordados no encontro, que aconteceu no Salão Imembuí, foram a criação de uma Comissão de Saúde do Trabalhador e o assédio moral e sexual nos ambientes de trabalho.
Os servidores sugeriram propostas para a implementação de projetos sobre as duas questões. Dentre as sugestões estão a criação de campanhas permanentes e palestras educativas que alertem sobre os tipos de assédio e a criação de uma equipe de trabalho para a mediação com os envolvidos e capacitação dos gestores para dar encaminhamentos aos casos de assédio. Para a Comissão de Saúde do Trabalhador, foi sugerido discutir exemplos de outras instituições que já possuem esta comissão para que possa ser implementada na UFSM.
Em sua fala, Burmann destacou a importância de se discutir as pautas apresentadas e de implementar ações para que os problemas sejam minimizados. Destacou, também, que casos de assédio devem ser tratados formalmente, com rigor e firmeza, além de ações educativas e de prevenção, pois este tipo de comportamento é inaceitável dentro da instituição.
A partir da reunião, as propostas devem ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), para que as ações comecem a ter encaminhamentos para a implementação.
Representantes da Progep, da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor e da Ouvidoria também participaram do encontro.
As próximas reuniões ampliadas serão nos dias 12 de novembro e 10 de dezembro, com pautas específicas.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor
Foto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
