De 5 a 7 de outubro aconteceu a primeira formação continuada do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que está vinculado à Rede Nacional de Formação Continuada, financiada pelo MECSEB, na sede de Santa Maria e nos polos de Santa Rosa e Caxias do Sul, sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Continuada e Alfabetização e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (CE) da UFSM.
Neste ano, a edição do programa envolve em torno de 700 orientadores de estudos municipais e estaduais, que (res)significam seus conhecimentos sobre alfabetização e linguagem, abordando os direitos de aprendizagem das crianças no ciclo de alfabetização, ludicidade, direito à infância, currículo inclusivo, heterogeneidade, planejamento, avaliação e gestão.
A formação continuada é ministrada por professores formadores oriundos do Centro de Educação e dos sistemas de ensino municipal e estadual .
As próximas formações acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de novembro, e o seminário final do programa acontecerá no dia 14 de dezembro, no Hotel Itaimbé.
Mais informações pelo e-mail pactonacionalufsm@gmail.com e no site ufsm.brgepfica.
Foto: divulgação
