CCSH promove 2º Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação

Professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho

Nessa segunda-feira (16), acontece na Associação de Professores Universitários de Santa Maria (Apusm) o 2º Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais e Humanas, com organização do próprio CCSH.

O evento teve início às 8h30min, com uma abertura seguida da palestra do professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Emídio Cantídio de Oliveira Filho. Em sua fala, Emídio relatou o que tem feito nas regiões Norte e Nordeste com vistas à melhoria dos programas de pós-graduação das universidades.

O professor tratou da importância do envolvimento de todas as pró-reitorias de uma universidade para a criação de investimentos em pós-graduação, com o objetivo de consolidar programas que ainda não estão com esse status e também de melhorar a qualidade dos programas já existentes. “Isso requer planejamento muito sério. Requer uma ação não só da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, mas também uma ação forte da Universidade, da Instituição como um todo”, ressaltou o professor.

Professor Mauri Leodir Löbler

Segundo o diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Mauri Leodir Löbler, o interesse maior do evento é entender quais são os problemas apontados pelos alunos da pós-graduação, através da mediação dos coordenadores dos programas de cada curso.

A partir disso, serão apontadas possíveis soluções para a melhoria desses programas. “Tentaremos entender quais são as ações necessárias para que se consiga melhorar os conceitos dos programas. Passada a fase de crescimento, de abertura de novos programas, é tempo de consolidação e melhora dos conceitos desses”, reforçou Mauri.

O evento acontece até as 17h desta segunda e terá apresentação dos programas de pós-graduação dos cursos do CCSH, seguida de uma troca de ideias.

Texto e fotos: Germano Molardi, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Público participante