A primeira defesa de doutorado na modalidade de cotutela do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFSM será no dia 26 de novembro, às 15h, na Sala Claudio Mussoi, no CCR.
Jonas André Arnemann vai defender a tese “Molecular tools to identify and study invasive species in Brazil“, que trata sobre duas espécies de pragas invasivas ao Brasil.
A primeira é a Mosca-da-Haste-da-Soja, que teve sua presença no Brasil confirmada utilizando caracteres morfológicos e biologia molecular. Esse trabalho também envolveu a anotação do DNA mitocondrial e o primeiro estudo de diversidade genética dessa espécie no mundo.
O segundo estudo envolveu a espécie de praga invasiva Helicoverpa armigera, praga muito importante para as culturas da soja, algodão, tomate, dentre outras.
Análises de um gene mitocondrial de amostras de insetos coletados no Cone Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) indicam padrões de invasão e dispersão dessa espécie em cada um dos países estudados.
Os efeitos das múltiplas incursões dessa praga na América (e aos produtores) são discutidos e analisados juntamente com as questões de bioseguridade no Cone Sul.
Os orientadores do trabalho são os professores Jerson Guedes, da UFSM, Guy Smagghe, da Univesity of Gent, na Bélgica, e Wee Tek Tay, do CSIRO, da Austrália, que estarão presentes na defesa.