Foi apresentada na manhã desta terça-feira (24)
a metodologia para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da
UFSM. Trata-se de um documento estratégico que vai traçar os rumos da instituição
de 2016 até 2026. Na solenidade, realizada no Salão Imembuí, também foi divulgada
a marca do PDI, visando a ressaltar a importância desse documento e a estimular
a participação da comunidade acadêmica nas discussões quanto ao seu conteúdo.
O PDI é o documento que identifica e norteia o
que é desenvolvido em uma instituição de ensino. Diz respeito à filosofia de
trabalho, à missão e às atividades acadêmicas realizadas ou pretendidas. Serve
de base para o planejamento como um todo, guiando o trabalho dos cursos, centros
de ensino, departamentos e programas. Além disso, é o instrumento que o
Ministério da Educação e outros órgãos de controle utilizam para avaliar a
universidade.
A metodologia apresentada baseia-se em análises
realizadas pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Desde o início do ano,
o setor vinha acompanhando a relação da UFSM com a sociedade e com a comunidade
internacional, além de outros aspectos.
O órgão máximo que delibera sobre o PDI é o
Conselho Universitário, composto por membros de diversos setores da UFSM. Ele
conta com o apoio da Proplan, que auxilia e dita os rumos. A comunidade também
pode participar através de consultas públicas realizadas virtualmente e em eventuais
audiências. Segundo o pró-reitor de Planejamento, Frank Leonardo Casado, o envolvimento
dos estudantes, técnicos e docentes é fundamental para entender de que maneira a
comunidade enxerga a universidade. A participação também ajuda a Proplan a
conhecer os pontos fortes e fracos, e a estabelecer objetivos e metas para o
futuro.
Para o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o
PDI tem uma importância indiscutível para o desenvolvimento da instituição e,
portanto, precisa da participação de toda a comunidade. “Esse é o momento em
que todos nós precisamos estar articulados na elaboração de um conjunto de
estratégias para a universidade que nós queremos construir”, afirma Burmann.
O PDI ganhou também uma nova marca. Ela foi
criada por alunos do curso de Desenho Industrial e desenvolvida pelo CPD/Multiweb. O grupo analisou a importância, o significado e o objetivo do plano para a
universidade. Ao fim, foi criada uma identidade que evoca ideias como sinergia,
participação e democracia.
Para Daniel Michelon de Carli, que coordenou o trabalho dos bolsistas, uma
marca bem feita facilita a comunicação com as pessoas e ajuda a potencializar a
empresa ou projeto. Segundo ele, a marca desenvolvida fará com que o plano seja
mais bem lembrado e reconhecido. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas conheçam
o PDI e participem dele”, afirma.
Mais informações sobre o PDI constam na página www.ufsm.br/pdi.
