Dimitri é um torso robótico desenvolvido por alunos do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, coordenados pelo professor Rodrigo da Silva Guerra. O projeto foi financiado pelo Laboratório de Neurorobótica Cognitiva do Korea Advanced Institute of Science and Technology (Kaist), a mais renomada universidade coreana.
Liderado pelo professor Jun Tani, o laboratório coreano é um dos principais expoentes na aplicação de redes neurais artificiais para aprendizagem de tarefas dinâmicas em robôs humanoides.
A parceria foi firmada em encontro de Guerra com Tani, em evento na Alemanha, quando o brasileiro apresentou a tecnologia de atuadores de série elástica desenvolvida nos laboratórios da UFSM.
O robô, que já está no Kaist, será usado em experimentos de aprendizagem de máquina em atividades de interação entre robô e humanos.
“O tipo de pesquisa que eles fazem exige muita interação entre o robô e as pessoas. Com os atuadores que desenvolvemos essa interação pode ser feita de forma segura, sem risco de machucar as pessoas nem causar danos ao equipamento”, comenta o professor Guerra.
Outro robô idêntico segue em desenvolvimento no CT. “Esperamos que essa cooperação se intensifique nos próximos anos, criando oportunidades de intercâmbio de alunos e trocas de experiências”, conclui.
Núcleo de Divulgação Institucional do Centro de Tecnologia
