Com o término do período de confirmação de vagas dos aprovados em 1ª chamada através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), um segundo processo teve início.
Tratam-se das chamadas orais, que começaram na sexta-feira (12) e tiveram continuidade no sábado (13), nesta segunda (15) e terça-feira (16) e ainda nos dias 23 e 24 de fevereiro. Confira a lista de espera e mais informações.
Podem participar da chamada oral todos aqueles que se inscreveram no SiSU mas não obtiveram pontuação suficiente para a aprovação em 1ª chamada e, ainda, optaram por fazer parte da lista de espera.
A chamada oral acontece somente em Santa Maria e está organizada de acordo com a ordem alfabética dos cursos ofertados.
O processo ocorre no Salão Imembuí, localizado no 2º andar do prédio da Reitoria. Durante todos os dias, as portas serão abertas às 8h30min e fechadas às 10h30min, pela manhã. Na parte da tarde, as portas serão abertas às 14h e fechadas às 16h.
Os candidatos ou representantes legais devem comparecer no dia e horário correspondentes ao curso escolhido, os quais podem ser conferidos no Edital nº. 005, de 5 de fevereiro de 2016, a partir da página 2.
Na manhã desta sexta-feira, compareceram ao campus central os candidatos às vagas de Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen. A movimentação foi bastante expressiva.
Andrei Righi Seixas é natural de Vila Nova do Sul. Tenta uma vaga no campus de Cachoeira para curso de Engenharia Mecânica, no qual é o 2º colocado na cota escolhida. O jovem está confiante na aprovação e acredita que, a partir dela, pode ter experiências e aprendizados interessantes. Vitor Jorge Seixas, que acompanhava o filho, demonstrou orgulho. “É muito bom ver o Andrei seguindo os passos da irmã, que já é engenheira mecânica”, disse.
Vindo de Palmeira das Missões, Roni Farias busca uma vaga no curso de Agronomia no campus de Frederico Westphalen. Este é o segundo ano que tenta ingressar na Universidade e, esperançoso, comenta: “ser aprovado na UFSM faz parte do meu projeto de vida”.
A futura arquiteta Manoela da Rosa Salvador concorre a uma das 12 vagas disponíveis na cota que escolheu. Veio de São Vicente do Sul acompanhada dos pais e comenta: “Estou em 16º lugar na lista de espera. Tenho a expectativa de que dará certo”.
A chamada oral pode ser acompanhada ao vivo pela Multiweb.
Esclarecimentos sobre a lista de espera e o processo de chamada oral:
1) Como funciona a lista de espera?
a) O candidato ou seu representante legal deve comparecer pessoalmente no Salão Imembuí (2° andar da Reitoria) no dia e horário conforme o curso escolhido;
b) Nenhum candidato pode ingressar na sala após o horário estabelecido;
c) No primeiro momento, são apresentadas as normas da chamada oral;
d) Após serão convocados, por ordem de classificação, os candidatos para preencher as vagas.
Exemplo: se houver 10 vagas pelo sistema universal, serão chamados os 10 primeiros colocados. Caso um ou mais dos primeiros classificados não estiver presente, o 11° será chamado e assim por diante.
2) Candidatos inscritos para vagas em outros campi também devem vir para Santa Maria?
Sim. A chamada oral acontece somente no campus Santa Maria.
3) Se o candidato não pode comparecer, ele pode nomear um representante legal?
Sim. Os candidatos poderão confirmar vaga por intermédio de seu procurador, com assinatura da procuração reconhecida em cartório. Os menores de idade, inscritos nas cotas de ampla concorrência, L1 e L3, são representados por seus responsáveis legais que, caso optem por procuração, deverão formalizá-la juntamente com o candidato.
4) Quem está inscrito para determinada cota, mas a cota não tem mais vagas, pode ser chamado pelo sistema universal?
Não.
5) É preciso trazer toda a documentação?
Sim. Em caso de documentação incompleta no momento da chamada oral, o candidato perde a vaga.
6) Existem documentos específicos conforme a cota?
Sim. Todos os candidatos devem apresentar, além dos documentos citados abaixo (únicos aos candidatos do sistema de ampla concorrência), os específicos para a cota escolhida. A lista dos mesmos pode ser consultada no edital nº. 005, de 5 de fevereiro de 2016, a partir da página 9.
– Histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente (original ou cópia autenticada); Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente (original ou cópia autenticada); Certidão de nascimento ou casamento (cópia); Documento de Identidade Civil (RG) (cópia); CPF (cópia); Título Eleitoral (cópia); Documento militar (cópia); Registro junto ao Ministério da Justiça (para estrangeiro); Declaração de Equivalência de Estudos (para candidato que tenha concluído o ensino médio no exterior).
7) Haverá outra lista de espera?
Sim, com as vagas remanescentes. Na próxima lista não haverá cotas: todas serão pelo Sistema de Ampla Concorrência.
8) É possível trocar de curso?
A transferência só ocorre a partir de edital específico, sendo que o candidato deve ter cursado pelo menos um semestre.
Texto: Andressa Motter, acadêmica de
Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Germano Molardi, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias



