Neste último final de semana, o peão Guilherme Felipe Milanesi Callegaro consagrou-se 2º Peão do Rio Grande do Sul, gestão 2016/2017, durante o 28º Entrevero Cultural de Peões, em Portão, 15ª Região Tradicionalista.
Guilherme foi peão do DTG Noel Guarany na gestão 2014/2015, quando venceu, em junho passado, o Entrevero de Peões na fase Regional, tornando-se o 1º Peão da 13ª Região Tradicionalista. Callegaro, como é conhecido pelos colegas, é formado em Agronomia e, atualmente, aluno do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão e do curso de Ciências Econômicas da UFSM.
Durante o final de semana, o peão realizou uma prova escrita, sobre a história, geografia e cultura do Rio Grande do Sul, além de provas artísticas e campeiras, com excelente desempenho em todas elas.
Em 10 anos de entidade, este é o segundo título estadual que o DTG Noel Guarany traz para a UFSM, sendo que o peão Rafael Silva consagrou-se 3º Peão Farroupilha do RS em 2013/2014.
O DTG Noel Guarany é um projeto de extensão da UFSM, fundado no dia 22 de novembro de 2005, por estudantes e professores da UFSM e desde a sua fundação, promove e participa de eventos, como rodeios artísticos e campeiros, jantares e fandangos, festivais de música, entre outros, não apenas em Santa Maria, mas em localidades de todo o Estado e do Brasil.
Os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes do projeto buscam resgatar valores e a identidade sul rio-grandense, atuando nas áreas artísticas, cultural, social e campeira, sendo uma entidade aberta ao público estudantil e comunidade externa à UFSM.
Mais informações sobre o projeto e as atividades realizadas no site e na página no Facebook.
Foto: Divulgação
