Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de estudos Reflexões do Brasil retoma atividades semanais



O grupo de estudos Reflexões do Brasil, vinculado ao Núcleo Prisma e ao grupo de pesquisa GTA, será retomado em 2016. As atividades são às quartas-feiras, das 17h10min às 18h10min, na sala 508 do antigo Hospital Universitário (Rua Floriano Peixoto, 1750, 5° andar).

O grupo visa à leitura, estudo, debate e discussão das obras elencadas como leituras básicas indicadas para o concurso de admissão à carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores. 

As leituras permeiam áreas afins das Relações Internacionais, importante para a formação do graduando, tendo em vista o currículo multidisciplinar e a necessidade de conhecimento enciclopédico ao profissional da área, e contemplam grandes autores da literatura sociológica brasileira, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior, Raymundo Faoro e nomes que repercutem na esfera internacional, como Gilberto Freyre. 

O grupo de estudos, criado em 2009, proporciona um debate entre as obras e autores que ocasiona a formação de uma visão crítica dos participantes quanto à formação do Estado e da sociedade brasileira, além de expandir o arcabouço intelectual dos envolvidos.

A atividade é aberta a alunos, servidores e à comunidade em geral.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-26258

Publicações Recentes