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Novo serviço beneficia alunos e servidores com mobilidade reduzida



Alimentos são distribuídos diariamente

Núcleo de Acessibilidade, o Restaurante Universitário e o Núcleo de Transporte da UFSM deram início recentemente ao serviço
de entrega de almoços para pessoas com deficiência no campus central da UFSM.

Com o objetivo de
melhor atender aos estudantes e servidores do campus central, o sistema de entregas, que é gratuito, facilita a vida de estudantes e servidores cuja deficiência impede-os de deslocarem-se com autonomia e segurança até os restaurantes da instituição, garantindo sua permanência na instituição.

Desde 2007, o Núcleo de Acessibilidade tem
criado novas políticas que facilitam o encaminhamento de demandas que visam dar conta do contingente
de alunos e servidores com necessidades especiais. Diante disto, a atual
coordenadora do núcleo, Silvia Pavão, salienta a importância deste novo
sistema.

“O objetivo é dar suporte aos deficientes
que realmente não tenham condições de se deslocar de um ponto do campus até o
Restaurante Universitário. Em casos como o de cadeirantes que acabam tendo a
sua mobilidade reduzida em dias de chuva, por exemplo”, destaca Silvia.

O sistema de entregas, portanto, não tem como
finalidade atender a todas as necessidades de estudantes e servidores da
universidade, mas priorizar os problemas específicos de cada usuário, a fim de
solucionar as questões pendentes referentes à mobilidade pública.

No entanto, Silvia deixa claro que,
atualmente, na UFSM, nem todas as pessoas com alguma deficiência dependem
diretamente dessa política pública. Boa parte delas tem acesso aos restaurantes
do campus sem grandes dificuldades.

As entregas, iniciadas em 18 de abril, já vêm
trazendo alguns resultados importantes, apesar de o projeto ainda estar no
estágio inicial.

Segundo Arlete Vieira, responsável pelo
encaminhamento das refeições do RU 2 até o Núcleo de Transportes, nas primeiras
semanas, uma média de cinco pessoas solicitou o serviço de entrega de refeições, mas a tendência é de aumento. Ela caracteriza este início de entregas como um “programa piloto”, e espera que,
com o tempo, mais pessoas possam usufruir das entregas oferecidas pela
universidade.

“Fui poucas vezes almoçar no RU”

A iniciativa vem ao encontro da política da UFSM
de procurar adaptar os seus espaços públicos às necessidades gerais da
comunidade acadêmica. E com os avanços nos projetos de acessibilidade, os
usuários do sistema de entregas já sentem o impacto do serviço.

O deficiente visual Cristian Sehnem, assistente
de administração do Núcleo de Acessibilidade e um dos beneficiários da rede de
entregas, mostrou-se contente com os resultados iniciais. Ele destaca a
importância da conscientização de todos os membros da instituição em relação ao
espaço público e ao respeito mútuo, principalmente no que diz respeito ao
cotidiano universitário e à convivência entre os alunos e servidores com
necessidades especiais e o fluxo de automóveis.

“É preciso respeitar a autonomia e
dependência de cada pessoa, mas sem deixar de oferecer a segurança ideal para o
servidor e o aluno”, enfatiza Cristian.

A também deficiente visual Fernanda Taschetto,
assistente em administração do Centro de Educação (CE), lembra que, antes das
entregas de almoço no campus, a ida ao Restaurante Universitário era uma
questão difícil de resolver. “Faz 10 ou 11 anos que trabalho na UFSM, mas fui
poucas vezes almoçar no RU”, relata. Agora, com a rede de entregas, ela afirma
que sua rotina no campus ficou mais acessível, e acredita que a medida irá
beneficiar muitas pessoas no decorrer dos próximos anos.

Como solicitar o serviço

O estudante ou servidor interessado deve solicitar a entrega pelo formulário, pela página do Núcleo de Acessibilidade, poderá usufruir dos benefícios.

Aprovado o cadastro, o estudante ou servidor deverá fazer a encomenda do almoço, até as 10h, pelo telefone 3220-9643, com Arlete ou Fabiana. E neste momento informará seu nome, o local de entrega e o número da matrícula ou Siape para a baixa do valor da refeição. Feito o cadastramento, as encomendas serão
entregues a partir das 11h30min, no local solicitado pelo beneficiário.

Texto e foto: Luis Fernando Filho, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

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