Em entrevista concedida na última terça-feira (14) a Roberto Montagner, do programa Campus da Gente da Rádio Universidade, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, falou sobre a audiência pública que aconteceria na noite de quarta-feira (15) na Câmara de Vereadores de Silveira Martins. A intenção era discutir, juntamente com a comunidade, os rumos e adequações do campus instalado no município.
A principal questão, segundo Burmann, é “qual a melhor configuração para o campus da UFSM em Silveira Martins?”. Tratativas nesse sentido são conduzidas desde o início de 2014. Elas levam em conta, principalmente, o fato de o campus ter a capacidade de comportar em torno de mil alunos, mas ter somente 230 matriculados e apenas 180 deles efetivamente frequentando seus cursos. Desta forma, o investimento que foi e continua sendo feito na infraestrutura do campus torna-se inutilizado.
A proposta da UFSM para resolver a situação consiste em transferir para o campus de Santa Maria os cursos que são ofertados atualmente em Silveira Marins.
Os argumentos que embasam essa proposta foram apresentados na audiência pública de quarta-feira.
Para o reitor, esta atitude representa preocupação com o bom uso dos recursos públicos investidos na educação: “num momento de tanta dificuldade e tanta carência, não se justifica que continuemos fazendo um investimento desse porte, quando podemos otimizá-lo no campus sede”.
O campus de Silveira Martins, se houver a transferência dos cursos, não será abandonado. Pretende-se usar a estrutura existente para a realização de eventos e convenções. Além disso, há a intenção de estabelecer projetos de pesquisa e extensão que tenham presença na comunidade local, e de promover encontros culturais e artísticos, como os que acontecem em outras cidades da região.
“São ideias e propostas que estão sendo construídas, e temos absoluta certeza de que elas vão impactar na comunidade local e regional muito mais positivamente do que a estrutura que temos hoje instalada lá”, comenta o reitor.
Após a audiência de quarta, o conselho da unidade deverá se reunir para deliberar sobre a possível transferência dos cursos para o campus de Santa Maria. Após a deliberação, a questão será apreciada pelos conselhos superiores da Universidade. Segundo o reitor, a intenção é que os cursos sejam transferidos já para o segundo semestre deste ano.
Assista à cobertura da audiência pública realizada pela TV Campus:
Texto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali
Foto de capa: Arquivo