O professor Tiago Bandeira Marchesan, coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM, recebeu um prêmio que dificilmente é destinado a pesquisadores brasileiros.
O Awards and Honors Committee da Industrial Electronics Society conferiu ao artigo “Solid-State Lighting: A Concise Review of the State of the Art on LED and OLED Modeling” o prêmio de melhor artigo científico do ano.
O artigo tem como um dos autores Tiago Bandeira Marchesan, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM, e foi desenvolvido durante estudos de doutorado do professor Vitor Cristiano Bender, atualmente na Unipampa. Além de Tiago e Vitor, também é autor do artigo o professor José Marcos Alonso, da Universidad de Oviedo, na Espanha, com a qual o PPGEE mantém contínua parceria em diversos estudos e publicações.
O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), ao qual a sociedade que confere o prêmio está vinculada, é a maior organização mundial na área da engenharia elétrica.
O prêmio será entregue aos autores durante a conferência anual da IEEE Industrial Electronics Society (Iecon 2016), que reúne anualmente mais de 1,2 mil pesquisadores, e que neste ano será realizada na cidade de Firenze, na Itália, de 24 a 27 de outubro.
Além de terem seus custos de viagem pagos pela IEEE para receber o prêmio, os autores receberão US$ 2 mil e uma placa cada um.