​Acadêmico de Artes Visuais da UFSM participa de exposições coletivas de pintura na Europa

(Reprodução de obra de Antonio Junior - “Sem título”, 2016)

O acadêmico do curso de Artes Visuais bacharelado da UFSM Antonio Junior, integrante do Ateliê de Pintura 1336 do CAL, está fazendo mobilidade acadêmica na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em Portugal, por meio de convênio bilateral que a UFSM mantém com aquela instituição.

No decorrer do semestre, além da experiência de adquirir conhecimento e de ter convívio com outras culturas, já que a mobilidade abrange estudantes de vários países, Antonio também tem a oportunidade de expor internacionalmente. Ele foi convidado para participar de duas exposições de pinturas com os finalistas do curso de Artes Plásticas da FBAUP, onde cada acadêmico expõe pinturas da temática da pesquisa pessoal de cada um.

“Minha pesquisa sempre foram as memórias, os lugares também fazem parte da construção da memória individual, sendo importante identificar e registar tudo o que se move ao seu redor, e desta forma contribuir para que essa narrativa da memória ganhe força. A experiência da mudança, resultado da estadia no Porto, e em Portugal, origina uma descoberta de um território, posso dizer que uma série de territórios de minhas memórias estão surgindo”, relata.

As exposições serão realizadas na cidade do Porto, no Espaço Cultural do Hospital da Prelada, de 1º de julho a 30 de setembro, e no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, de 15 a 29 de julho.

Foto: Reprodução de obra de Antonio Junior (“Sem título”, 2016)