O Colégio Técnico Industrial (Ctism) da UFSM completará 50 anos no dia 4 de abril de 2017. No entanto, as comemorações iniciam na próxima quarta-feira (24) e seguem até a data do cinquentenário.
No total, 50 atividades estão programadas para serem realizadas no decorrer destes sete meses e meio. A primeira delas será o evento de lançamento do selo do cinquentenário, em uma cerimônia que será realizada em frente à entrada principal do colégio, às 10h da quarta, com a presença do reitor, Paulo Burmann.
Na ocasião, o criador do selo, o designer Marcel Jacques, do Núcleo EAD, explicará o processo de elaboração da arte que faz referência à UFSM, à trajetória e ao desenvolvimento do Ctism ao longo das cinco décadas.
O evento também fará homenagem ao mês do estudante. Após o lançamento do selo, haverá apresentações artísticas dos alunos da escola, sessão de games e jogos de tabuleiro.
Além disso, a partir das 9h05min, o jornalista da Rádio Universidade Roberto Montagner vai apresentar uma edição especial do programa Campus da Gente ao vivo do Ctism. O estacionamento do colégio ficará fechado para veículos na quarta-feira devido às atividades.
O próximo evento, ainda não confirmado, será a inauguração do novo estúdio EAD do Ctism, no dia 2 de setembro. O calendário com as demais ações ainda está sendo definido, de acordo com o diretor do Ctism, Luciano Vilanova, mas está previsto o lançamento de uma revista e de um livro comemorativo e um concurso de charges para ilustrar a revista.
Um vídeo, com relatos de ex-alunos que atualmente são professores ou técnico-administrativos na Instituição, será produzido pelo estúdio EAD. A programação também inclui atividades recreativas e culturais para os alunos do colégio, como show de talentos, jogos, gincanas e interséries, além de ações solidárias envolvendo as turmas, como uma visita ao Lar das Vovozinhas.
Para idealizar o evento, uma comissão composta por 17 pessoas foi organizada pelo Ctism e se reúne semanalmente há três meses.
Texto: Paola Brum, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti