Pra quem trabalha com arte e cultura no Brasil, a expressão “Economia criativa” tem despertado o interesse não apenas por seu potencial econômico como também por sua pertinência num momento cultural e político tão desafiador. Agora, a UFSM começa a refletir e a produzir conteúdo voltado à criação de literatura, cultura jovem, projetos transmídia e indústria cultural.
Desde abril deste ano, o projeto de extensão “Bestiário criativo”, vinculado ao Centro de Artes e Letras (CAL) tem promovido atividades que envolvem palestras e oficinas que diminuirão a distância entre a produção e a pesquisa acadêmica sobre cultura e a comunidade santa-mariense.
O título do projeto veio dos tomos medievais que encerravam descrições do mundo animal. É a partir dessa ideia de “enciclopédia” exótica e vibrante, classificatória e surreal, real e imaginário, que os criadores tiraram sua inspiração. O termo aglutina-se ao qualificador “criativo” para comunicar um espaço interdisciplinar no qual texto e imagem, áudio e visual, entre outras textualidades e mídias, possam coexistir no espaço da sala de aula, seja ela universitária ou escolar, de forma inovadora e lúdica.
A abrangência do projeto compreende temas como escrita criativa, produção artística, desenvolvimento de projetos transmídia, mercado editorial e publicação independente, seja de livros ou fanzines. Além disso, o projeto abrange a produção e a discussão sobre obras de literatura fantástica, frequentemente em evidência na cultura pop, assim como obras de diferentes mídias, como histórias em quadrinhos e televisão, e de transposição, como no caso de adaptações cinematográficas de livros ou romances gráficos.
Criado pelo professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística Enéias Tavares, o jornalista Andrio Santos e a designer Jessica Lang, uma de suas primeiras ações foi a criação de um podcast dedicada ao tema. Intitulado “Bestiário Cast”, o programa discutirá quinzenalmente sobre cultura, literatura, mercado editorial e produção cultural, bem como seus respectivos desafios no Brasil. No episódio piloto, Enéias Tavares conversa com o podcaster paulistano AJ Oliveira sobre escrita criativa e o projeto pioneiro “Os 12 trabalhos do escritor”.
Com o apoio do CAL e do Grupo Epic, grupo carioca que reúne artistas e profissionais de produtos transmídia, o projeto terá uma agenda lotada nos próximos meses: além de uma série de atividades locais e nacionais, eles lançarão um suplemento escolar na Bienal do Livro de São Paulo e estarão envolvidos entre outras ações culturais, que envolvem uma coletânea de contos de horror ambientados em Santa Maria e um romance escrito por três autores locais que será lançado pela Avec Editora em novembro próximo.
Embora o projeto tenha nascido no curso de letras, a ideia de seus organizadores é afinar parcerias com outros cursos da UFSM, como Produção Editorial e Comunicação Social.
Mais informações pelo e-mail bestiariocriativo@gmail.com ou na página.
Colaboração: Enéias Tavares
