A professora Daniela Lopes dos Santos, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), participou nos dias 5 e 6 de novembro de uma reunião do projeto Citizen Science Global Network –Our Voice, que aconteceu naUniversidade de Stanford, nos Estados Unidos. Criado pela professora Abby King, do Stanford Prevention Research Center,o projeto é uma rede mundial de pesquisa que recebe recursos do Instituto Robert Wood Johnson Foundation.
A professora da UFSM é a representante do Brasil dessa rede mundial de pesquisa, cujo foco principal é o estilo de vida ativo e a alimentação saudável. A meta coletiva é avançar nas medidas de saúde individual, comunitária e populacional, nos diferentes níveis de impacto, mundialmente. Em Santa Maria, dados serão coletados por meio do aplicativo Stanford Healthy Neighborhood Discovery Tool, criado pela professora Abby King.
Através desse aplicativo, que pode ser instalado em tabletse celulares, o próprio cidadão avalia a região em que mora, destacando as barreiras e os facilitadores para a prática de exercícios físicos, como falta de calçadas ou calçadas esburacadas, perigos e obstáculos provocados por construções, falta de faixa de segurança ou de um local arborizado e seguro que favoreça a atividade física.
A pesquisa que será realizada em Santa Maria fará parte de um projeto já em andamento, dos mestrados em Educação Física e Gerontologia da UFSM, com o objetivo de analisar o papel do meio ambiente no nível de atividade física da população. Inicialmente, durante o ano de 2017, serão coletadas informações junto à população idosa em diferentes bairros, incluindo também a área rural.
Nos anos seguintes, a coleta de dados terá como foco os adolescentes e a população adulta. O projeto prevê a elaboração de um relatório junto com a comunidade, em reuniões de bairros, a ser encaminhado à Prefeitura eoutros órgãos competentes, visando à melhoria do ambiente urbano.