As demandas estratégicas das regiões de abrangência da UFSM ganham voz em um levantamento inédito. Desenvolvido pela Coordenação de Ações Regionais e Inovação – órgão submetido à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, com apoio do Escritório de Projetos Eco Agile/CTISM/UFSM, o programa pretende mapear propostas e colocar em prática projetos que aproveitem ao máximo os recursos disponíveis.
Segundo o titular dos dois departamentos envolvidos na ação, Claudio Weissheimer Roth, hoje a grande maioria dos projetos são ofertados pelos professores. A intenção é fazer o processo contrário. “Queremos que a sociedade nos diga suas demandas para melhorarmos a gestão da extensão universitária. A partir disso, poderemos priorizar projetos que atendam às necessidades da comunidade”, explica Roth. As demandas mapeadas neste processo servirão como indicadores e orientadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.
O programa se dará basicamente em três etapas. A primeira, consiste na identificação egeorreferenciamento de todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos atualmente na Instituição. A segunda, caracteriza-se pelo levantamento das demandas da comunidade em cada um dos campi da UFSM. Para isso, serão realizados quatro eventos nesta semana. Estão convidados a participar e opinar, o público-alvo e a comunidade regional beneficiada pelos projetos da UFSM, além dos coordenadores destes.
Locais e horários:
Campus de Santa Maria, segunda-feira, 28 de novembro, às 14h, no Espaço Multiuso;
Campus de Palmeira das Missões, terça-feira, 29 de novembro, às 14h, local a definir;
Campus de Frederico Westphalen, quarta-feira, 30 de novembro, às 14h, local a definir;
Campus de Cachoeira do Sul, quinta-feira, 1º de dezembro, às 14h, local a definir.
Os encontros acontecerão de maneira dinâmica. Os participantes poderão sugerir melhorias nos oito eixos do Plano Nacional de Extensão: comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho. Para isso, responderão às questões “qual a demanda da sua área que você acha necessário discutir?”, “o que está faltando para desenvolver esta demanda?” e “como conseguir o que está faltando?”, expostas em cartazes colocados no espaço do encontro. Assim quelançadas as demandas, os próprios participantes votarão naquelas que julgam como prioritárias em cada eixo.
Após isso, iniciará a terceira etapa, na qual os resultados serão sistematizados e lançados no Portal Desenvolva para que a comunidade tenha acesso. Em março de 2017, todas serão apresentadas no Fórum Regional de Extensão, juntamente com os demais resultados do levantamento das Demandas Estratégicas Regionais. O evento acontecerá no campus de Santa Maria.