Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ação inédita irá ouvir as propostas da sociedade



As demandas estratégicas das regiões de abrangência da UFSM ganham voz em um levantamento inédito. Desenvolvido pela Coordenação de Ações Regionais e Inovação – órgão submetido à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, com apoio do Escritório de Projetos Eco Agile/CTISM/UFSM, o programa pretende mapear propostas e colocar em prática projetos que aproveitem ao máximo os recursos disponíveis.

Segundo o titular dos dois departamentos envolvidos na ação, Claudio Weissheimer Roth, hoje a grande maioria dos projetos são ofertados pelos professores. A intenção é fazer o processo contrário. “Queremos que a sociedade nos diga suas demandas para melhorarmos a gestão da extensão universitária. A partir disso, poderemos priorizar projetos que atendam às necessidades da comunidade”, explica Roth. As demandas mapeadas neste processo servirão como indicadores e orientadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

O programa se dará basicamente em três etapas. A primeira, consiste na identificação egeorreferenciamento de todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos atualmente na Instituição. A segunda, caracteriza-se pelo levantamento das demandas da comunidade em cada um dos campi da UFSM. Para isso, serão realizados quatro eventos nesta semana. Estão convidados a participar e opinar, o público-alvo e a comunidade regional beneficiada pelos projetos da UFSM, além dos coordenadores destes.

Locais e horários:

Campus de Santa Maria, segunda-feira, 28 de novembro, às 14h, no Espaço Multiuso;

Campus de Palmeira das Missões, terça-feira, 29 de novembro, às 14h, local a definir;

Campus de Frederico Westphalen, quarta-feira, 30 de novembro, às 14h, local a definir;

Campus de Cachoeira do Sul, quinta-feira, 1º de dezembro, às 14h, local a definir.

Os encontros acontecerão de maneira dinâmica. Os participantes poderão sugerir melhorias nos oito eixos do Plano Nacional de Extensão: comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho. Para isso, responderão às questões “qual a demanda da sua área que você acha necessário discutir?”, “o que está faltando para desenvolver esta demanda?” e “como conseguir o que está faltando?”, expostas em cartazes colocados no espaço do encontro. Assim quelançadas as demandas, os próprios participantes votarão naquelas que julgam como prioritárias em cada eixo.

Após isso, iniciará a terceira etapa, na qual os resultados serão sistematizados e lançados no Portal Desenvolva para que a comunidade tenha acesso. Em março de 2017, todas serão apresentadas no Fórum Regional de Extensão, juntamente com os demais resultados do levantamento das Demandas Estratégicas Regionais. O evento acontecerá no campus de Santa Maria.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-29371

Publicações Recentes