Na noite da última sexta-feira (2), Ivan Leonardo Machado foi empossado como o novo patrão do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany. As responsabilidades até então eram de Luciano Pes, fundador do DTG, e que na época ainda era estudante do curso de Agronomia da Universidade. Atualmente, é professor do Colégio Politécnico. O evento de sexta ainda contou com apresentações artísticas do grupo, vencedoras do 31º Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart).
Ao se despedir da função de patronagem, Pes agradeceu o suporte recebido da Reitoria, do Centro de Ciências Rurais (CCR), do Colégio Politécnico e da 13ª Região Tradicionalista. “A gente é uma família. Uma família de 11 anos, que autogera seus recursos, através de promoções como jantares, venda de bolos, risotos e outros”, contou ele, que orgulhoso menciona o Noel Guarany como referência em nível estadual. Ivan, por sua vez, ressaltou que o DTG é uma entidade que preza a alegria, sempre pensando no melhor do grupo e no melhor para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Sempre levamos o nome da UFSM”. Na ocasião, foi anunciada, para breve, a inauguração da Pista de Rodeio do DTG Noel Guarany, local próprio para desenvolvimento de atividades campeiras.
O reitor Paulo Afonso Burmann destacou que o DTG faz a história do tradicionalismo na Universidade. “Com garra, persistência e determinação, vocês são abnegados no fortalecimento da cultura gaúcha. Somos a única instituição com um Departamento de Tradições Gaúchas”, afirmou o reitor.
Últimas conquistas
O Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany – projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria – conquistou dois primeiros lugares e um terceiro na 31ª edição do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), ocorrido em novembro passado, em Santa Cruz do Sul.
O único DTG representante de uma universidade federal a participar do evento trouxe para casa um feito histórico ao conquistar o 1º lugar em Conjunto Vocal e em Violino, com Matheus Sebalhos Lameira, e 3º lugar em Danças Tradicionais na Força B. A invernada artística inovou neste ano com uma coreografia de entrada, que retrata a chegada na universidade, e uma coreografia de saída, que apresentou a conquista mais almejada pelo graduando: a formatura.
