A Comissão de Estudos para Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Arquivísticos Digitais (Gedai) da UFSM disponibilizou o acesso público a mais um documento nato digital. A partir deste mês de dezembro, estão disponíveis os diários de classe dos cursos da UFSM.
O diário de classe é o documento oficial utilizado para o controle da frequência e aproveitamento dos alunos, além do registro do conteúdo ministrado nas aulas. O documento é gerado digitalmente no Portal do Professor, sob a responsabilidade dos professores de cada turma.
A geração do diário de classe nato digital dispensa a impressão, deixando de ser impressos mais de 10 mil diários de classe por ano. O sistema foi executado pelo CPD e DAG, em conformidade com a Instrução Normativa 03/2016 da Prograd.
A disponibilzação pública dos diários de classe atende aos preceitos constitucionais da publicidade e da transparência no tratamento das informações pelos órgão públicos, com as respectivas restrições em relação à inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas.
A disponibilização dos diários de classe atende ainda às diretrizes legais previstas no artigo 3 da Lei de Acesso à Informação, uma vez que a divulgação do simples resultado de avaliação de acadêmicos de instituições públicas de ensino, cujos cursos são mantidos pelo erário, e consequentemente, pela sociedade, atende a essas diretrizes.
Os diários de classe podem ser pesquisados no Portal de Documentos da UFSM.