Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Participação em evento na Suécia incrementará internacionalização



De 13 a 16 de fevereiro, o professor Paulo Afonso.Burmann representou a UFSM no Swedish Academic Collaboration Forum (SACF) – Excellence Seminar Stockholm, na Suécia. O evento reuniu universidades brasileiras e suecas, além de representantes do Japão, da Indonésia, da Coréia do Sul e da China. A partir dos contatos realizados, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) fará um levantamento junto aos pesquisadores da UFSM para definir novos convênios com as universidades visitadas.

No primeiro dia, o reitor participou de uma mesa redonda sobre resistência bacteriana a antibióticos e suas repercussões sobre a saúde humana, produção de alimentos e preservação ambiental na Uppsala University. Também participaram do momento o professor Rui Oppermann, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Otto Cars, professor da Uppsala University, fundador e advisor da REACT Actionon Antibiotic Research.

A programação ainda contemplou uma visita ao Sci Life Lab, uma estrutura de excelência de laboratórios integrados para pesquisa e desenvolvimento em ciências da vida e ao Instituto Angstron com salas de aula e laboratórios de ensino e pesquisa em Matemática, Física e Engenharias. No dia 14 passado, os participantes visitaram a Universidade de Estocolmo, iniciando com uma mesa redonda sobre Plataformas para Cooperações Acadêmicas Bilaterais em tempos de redução de recursos. No dia seguinte, o professor Burmann se fez presente em uma extensa programação de acordos bilaterais, na Universidade de Linköping, importante centro de pesquisa tecnológica. De acordo com o reitor, “ficou claro que as parcerias e cooperações são fundamentais para a internacionalização e para o avanço da educação e da ciência, não apensas pela redução de recursos, mas como estratégia de geração de conhecimento e tecnologias”.

A Universidade de Linköping tem forte interação com a indústria local e sedia um dos grandes projetos tecnológicos com o Brasil: o projeto de desenvolvimento dos aviões Grippen que serão incorporados à Força Aérea Brasileira. Esse projeto já conta com a participação de pesquisadores da UFSM e a visita serviu para reforçar a parceria que deverá ser formalizada na sequência.

Também participaram do Seminário, o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atual secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Álvaro Prata e o embaixador do Brasil na Suécia, Marcos Pinta Gama.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-29925

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes