A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) retoma em 2017 o projeto Cultura na Sedufsm, que existe desde 2005. A retomada será em parceria com o curso de Direito da UFSM e com o projeto de Extensão “Direito em canto e verso”. Na 68ª edição do projeto Cultura na Sedufsm, a temática intitulada é “Memória e verdade e canções que falam de luta” e ocorrerá no Espaço Cultural Victorio Faccin (Duque de Caxias, 380, bairro do Rosário), na simbólica data de 1º de abril. O evento inicia às 20h, com as portas sendo fechadas. A entrada é franca.
Conforme a professora Bia Oliveira, do departamento de Direito da UFSM, também responsável pelo projeto de extensão, a proposta original teve como ênfase abrir palestras que abordassem o tema da “memória e verdade” realizando uma performance poético-musical, ou seja, intercalando poesias e trechos de canções proibidas durante a ditadura civil militar.
A novidade preparada para o Cultura na Sedufsm é que, após a performance, haverá a apresentação de canções que marcaram a luta contra o regime militar brasileiro. Dessa forma, a atividade se divide em duas partes: 1ª) “Memória e verdade”, com diálogo, música e poesia, misturando os fragmentos; 2ª) Apresentação de canções que falam de luta, tendo como protagonista Gustavo ‘Garoto’, da banda Guantánamo Groove. Entre as canções estão Apesar de você (Chico Buarque), Para não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré), além de Elis Regina, Ivan Lins, entre outros.
O grupo “Direito em canto & verso” é composto por oito integrantes, a maioria estudantes do próprio curso e mais a professora Bia Oliveira. A direção do espetáculo é de Pilly Calvin. Após a performance, que tem duração de uma hora, haverá uma roda de conversa.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
