Cinco trabalhos de alunos do Curso de Desenho Industrial da UFSM, em dupla com estudantes da Universidade de Florença – UNIFI, foram selecionadas para uma exposição em Florença, na Itália.
Estes trabalhos foram desenvolvidos por alunos integrantes do projeto “Pending Culture ou Culture Sospese – Design a quatro mãos”, que é proposto pelo Curso de Desenho Industrial da Universidade de Florença e realizado em parceria com universidades de diversos países. O objetivo do projeto é promover amizade e intercâmbio cultural entre alunos de diferentes nacionalidades, além do desenvolvimento de um projeto de design de um objeto de uso, suspenso, que mescle elemento das duas culturas. Para isso, foram formadas duplas de alunos para fazer o projeto a quatro mãos, sendo um aluno da UNIFI e outro estudante da UFSM, comunicando-se via mídias sociais.
Esta é a segunda edição do projeto. Em 2016, alunos da UFSM desenvolveram projetos de produtos e os selecionados foram expostos. Nesta edição, participam 10 estudantes de desenho industrial, além do aluno Daniel Michelon de Carli, que participou da primeira edição e atuou agora como monitor e mediador do processo entre as duas universidades.
Ao todo foram selecionados 50 trabalhos, entre um total de 200 trabalhos inscritos, definidos por uma comissão de curadores especialistas na área. Além da UFSM, representado o Brasil, participam instituições da Rússia, Índia, Turquia, Argentina, Albânia, China e México.
Os 5 alunos selecionados para a exposição por parte da UFSM com suas respectivas duplas são Carina Reis (UFSM) e Carosi Marzia (UNIFI); Camilla Bartholomei (UFSM) e Corenich Lapo (UNIFI); Maria Eduarda Simon Mostardeiro (UFSM) e Corsi Enrico (UNIFI); Raissa Nascimento dos Santos (UFSM) e Giovannini Giulia (UNIFI); e Ivi Pivetta Viero (UFSM) e Palloni Giulia (UNIFI).
Este projeto é coordenado pela Professora Marilaine Pozzatti Amadori e integra as atividades conjuntas da área de desenho industrial da UFSM e UNIFI, desenvolvidas pelo acordo de cooperação entre as duas universidades.
