O lançamento da 3ª edição do Concurso Universitário de Curta-Metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal” acontecerá nesta terça-feira (16), às 9h30min, no auditório do Prédio 74C, campus de Santa Maria.
Trata-se de um concurso nacional que visa à seleção de obras audiovisuais de curta-metragem que versem sobre o tema Educação Fiscal, tendo como objetivo conscientizar o cidadão sobre a função social e econômica dos tributos, com vistas a combater a corrupção, a sonegação e a má aplicação dos recursos públicos.
As obras devem ser realizadas por estudantes das universidades e professores de todo o país. O primeiro lugar do ano de 2015 foi conquistado por estudantes da UFSM.
O concurso, em sua 3ª edição, é uma promoção conjunta da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda e Prefeitura de Santa Maria, através das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal, com apoio das Secretarias de Educação e da Fazenda do Estado.
As obras selecionadas serão veiculadas nas unidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil e em outros locais públicos, a critério dos promotores do evento, por período indeterminado.
Durante o evento, acontecerá um debate sobre a função social e econômica dos tributos, com a participação do superintendente regional da Receita Federal do Brasil em Porto Alegre (SRRF 10ª RF), Paulo Renato Silva da Paz, e da chefe da Divisão de Educação Fiscal na Coordenação-Geral de Atendimento e Educação Fiscal (Coaef) em Brasília, Lilian Rose Vasques Andrade. O prefeito, Jorge Pozzobom, também estará presente.
O evento será transmitido ao vivo via Farol.
Nesta semana, o delegado da Receita Federal, Araquém Ferreira Brum, reforçou o convite para que o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, integre a mesa de debates.