Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da UFSM, acompanhados de representantes da equipe do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Centro Serra (Nedet Centro-Serra), visitaram as comunidades quilombolas de Júlio Borges (em Salto do Jacuí, RS) e Linha Fão (Arroio do Tigre, RS) no último dia 16 de maio. Na ocasião, foram entregues aos comunitários de Julio Borges exemplares da “Revista Sentipensares”.
A Revista Sentipensares constitui uma publicação que registra as atividades desenvolvidas no decorrer do primeiro semestre de 2016 pelos participantes da disciplina Extensão Rural Avançada do PPGExR. O desenvolvimento da disciplina foi pensado em parceria com Nedet Centro-Serra, visando a materializar a integração ensino-pesquisa-extensão em torno da temática das estratégias de inclusão produtiva no contexto do etnodesenvolvimento.
Com esta publicação, orientada aos comunitários, os participantes da disciplina de Extensão Rural Avançada e Nedet Centro-Serra buscaram manter viva a memoria deste convívio e também motivar a continuidade a “sentipensar” sobre a construção do desenvolvimento no território.
O Nedet Centro-Serra é um programa de extensão coordenado pelo professor José Marcos Froehlich, do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM, submetido em nome do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (Nesaf) da UFSM e mantém sua atuação em prol do desenvolvimento destas comunidades e território ao longo de 2017.
Com informações da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural