O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) estará entre os 39 hospitais da rede formada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que participarão do 2º Mutirão Nacional, no dia 31 de maio.
Dezenas de profissionais estarão envolvidos no atendimento à população em três grandes frentes: exames, cirurgias e ações educacionais – novidade desse mutirão. Os atendimentos ocorrem pela manhã e à tarde.
Dentre os exames de Diagnóstico por Imagem serão oferecidos: 15 mamografias, 20 tomografias e 15 ultrassonografias, todos focados em oncologia. Ainda na categoria exames ofertados, o HUSM irá contar com a equipe do Ambulatório de Cabeça e Pescoço que fará cerca de 20 videolaringoscopia e inventário da cavidade oral, durante a manhã.
O bloco cirúrgico, além das cirurgias eletivas e de emergência de rotina, será ocupado pelos profissionais da Ginecologia para seis histerectomia (retirada do útero) e conização (retirada de porção do colo do útero para descartar câncer).
A Gerência de Ensino e Pesquisa está organizando as ações educacionais, conforme descrito abaixo:
Ação 1 – Check List Cirurgia Segura – Ação Educativa com as equipes, no Bloco Cirúrgico;
Ação 2 – Higienização das Mãos – Ação Educativa ao público interno e externo, no Hall do HUSM ;
Ação 3 – Sensibilização sobre a NR 32 – nas Unidades Assistenciais do HUSM;
Ação 4 – Controle do Tabagismo – ação destinada ao público interno e externo, no hall e em frente ao HUSM;
Ação 5 – Prevenindo a Hipertensão – Ação Educativa ao público interno e externo, no hall do hospital;
Ação 6 – Seminário da Voz – Ações Educativas de Prevenção ao Câncer de Laringe
Ação 7 – Prevenção de infecção por Zika Vírus, em frente ao HUSM.
No país – O 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh disponibilizará mais de 8 mil procedimentos, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição, no ano passado. A iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, nas cinco regiões do país.
As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas que têm como objetivo reduzir a demanda reprimida nas unidades e no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 3,7 mil pessoas estão envolvidas nas atividades do Mutirão incluindo médicos, enfermeiros, demais profissionais da área assistencial e administrativa, entre outros.
Com informações da Unidade de Comunicação do Hospital Universitário de Santa Maria