Espetáculo, exposição e livro marcam pesquisa artística sobre Frida Kahlo

No próximo sábado (1º), o Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), estreia, no Theatro Treze de Maio, 20h, o espetáculo de dança FeridaCalo, criado a partir de imagens do universo estético da pintora mexicana Frida Kahlo. FeridaCalo foi um dos projetos contemplados com o aluguel do teatro através do projeto Treze O Palco da Cultura, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. Participam do projeto por 13 alunos dos cursos de Dança da UFSM e é dirigido pelo professor Odailso Berté.

O espetáculo é uma das ações de um projeto de investigação em arte que ainda conta com uma exposição e o lançamento de um livro. A exposição “Na minha loucura, no teu sonho”, contemplada com o edital 2017 de espaços expositivos da Secretaria de Cultura de Santa Maria, abre na próxima terça-feira (4), 19h, no MASM, e foi criada pelo artista visual Wolney Fernandes, de Goiânia, e pelo coreógrafo Odailso Berté, da UFSM. A partir dos afetos que a pintora mexicana Frida Kahlo desperta nos criadores. A exposição mistura colagem, fotografia, videodança e performance, realizando cruzamentos entre cultura visual e arte contemporânea, e tendo como eixo norteador a temática do corpo.

No segundo semestre desse ano será realizado o lançamento do livro “O processo criativo e pedagógico de Frida Kahlo”. O livro resulta da pesquisa do professor Odailso Berté feita a patir de viagens ao México, consultas ao Museu Frida Kahlo, no Centro de Documentação Histórica e Cultural de Coyoacán, na Biblioteca de las Artes, do Centro Nacional de Artes e na Filmoteca da Universidade Nacional do México, além de entrevistas com artistas alunos de Diego Rivera e Frida Kahlo e com técnicos que trabalharam na restauração dos vestidos e pertences pessoais da artista. Trata-se de uma abordagem nova em relação a Frida Kahlo, destacando o seu processo criativo e a sua atuação como professora de arte, temas ainda pouco explorados.

O espetáculo FeridaCalo seguirá com apresentações em Santa Maria, Santo Ângelo e Porto Alegre até o final de 2017. Essas ações do LICCDA contam com o apoio do FIEX, do PROLICEM, do FIPE, da TVCampus, da Editora da UFSM, do Centro de Educação Física e do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria.