Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Exposição “Na minha loucura, no teu sonho” abre nesta terça (4) no Masm



O universo imagético da artista mexicana Frida Kahlo, que no próximo dia 6 de julho completaria 110 anos, segue adentrando cotidianos de pessoas famosas e anônimas e inspirando criadores na ressignificação de suas imagens. Baseados nessa premissa, o coreógrafo Odailso Berté, da UFSM, e o artista visual Wolney Fernandes, da PUC/Goiás, de Goiânia, criaram a exposição “Na minha loucura, no teu sonho”, que abre nesta terça-feira (4), às 19h30min, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm).

A exposição é composta por fotografia, colagens, performance e um videodança inédito produzido pelo Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do curso de Dança licenciatura, em parceria com a TV Campus. Os afetos que a obra de Frida Kahlo desperta nos criadores, o tema do corpo e reflexões sobre arte contemporânea e cultura visual são os fios condutores desse conjunto de obras.

Trata-se de pensar em como as imagens de variadas procedências, midiáticas, publicitárias, artísticas e outras performam o pensar e agir das pessoas, produzem experiência estética e como podem ser ressignificadas através de criações como as que fazem parte da exposição. Frida Kahlo é um exemplo de arte que extravasou o sistema das artes, pois hoje faz parte do cotidiano das pessoas, e isso produz diferentes formas de significados e de experiência estética, muitas vezes desprezados pela tradição artística.

Além dessas questões, a exposição faz uma espécie de rompimento das barreiras entre as linguagens artísticas, juntando dança e artes visuais num mesmo processo criativo. 

A exposição “Na minha loucura, no teu sonho” faz parte dos desdobramentos da pesquisa artística sobre Frida Kahlo que o professor Odailso Berté vem fazendo desde 2014. Desse projeto, ainda faz parte o espetáculo “FeridaCalo” e um livro sobre “O processo criativo e pedagógico de Frida Kahlo!”, a ser lançado no segundo semestre desse ano.

“Na minha loucura, no teu sonho” permanecerá aberta para visitação, com entrada franca, até 21 de julho, no Masm. O Museu abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Foto: Odailso Berté/divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-31949

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes