Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Rádio Universidade transmitiu a estreia do Soldiers na BFA – Brasil Futebol Americano



Equipe da Rádio Universidade e Radar Esportivo

Uma semana: depois de conquistar o tetracampeonato gaúcho, foi esse o tempo que o Santa Maria Soldiers teve para se preparar para a BFA – Brasil Futebol Americano, a elite do futebol americano nacional. E o adversário na estreia do Brasileirão foi uma equipe que os soldados já conhecem bem: o Juventude F.A., mesmo adversário da decisão do certame estadual. A partida aconteceu no sábado (8), no Sesi de Caxias do Sul, e a vitória, mais uma vez, ficou com o time de Santa Maria, pelo placar de 22 a 0.

O Santa Maria Soldiers disputa a Conferência Sul da BFA, juntamente com Brown Spiders, Paraná HP e Coritiba Crocodiles, do Paraná; Timbó Rex e São José Istepôs, de Santa Catarina; e Juventude F.A, do Rio Grande do Sul. Com a vitória na estreia, o time é vice-líder da Conferência.

Na fase inicial, os confrontos são regionalizados, de forma a enxugar os gastos, visto que o futebol americano ainda é um esporte amador no Brasil e todos os custos são arcados pelos próprios jogadores. Os quatro primeiros colocados do grupo avançam aos playoffs (mata-mata) e o campeão Sul disputa a semifinal da BFA contra um adversário de outra Conferência (Sudeste, Centro-Oeste ou Nordeste). O último colocado do grupo é rebaixado para a Liga Nacional (espécie de segunda divisão).

Essa é a primeira participação do time santa-mariense na elite da modalidade. A vaga foi conquistada no ano passado, quando a equipe chegou até a semifinal da Liga Nacional.

Como foi o jogo

A vitória foi construída com touchdowns de Douglas Elesbão e João dos Santos, dois fields goals (de 46 e 50 jardas) e dois extra points de Fabrício Santana e de um safety. Os santa-marienses conseguiram mesclar jogadas de passe e corridas, cansando a forte defesa adversária.

Já a defesa do exército verde e preto não foi vazada, impediu os avanços do Juventude e forçou erros do adversário que foram determinantes para o resultado. Foram três interceptações no time da Serra – duas delas feitas por Giovanni Carlesso, eleito o MVP (melhor jogador) pelo Radar Esportivo – e muitas faltas, que obrigaram o time a recuar jardas. Com o resultado, os soldados de Santa Maria chegam ao décimo jogo sem saber o que é ser derrotado.

Próximos jogos do Soldiers

22/07, 14h: Soldiers x Brown Spiders – Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria

05/08, 14h: Soldiers x Crocodiles – Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria

20/08, 10h: Paraná HP x Soldiers – Arena Top Line, em Curitiba – PR

02/09, 14h: Soldiers x Timbó Rex – Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria

30/09, 14h: Istepôs x Soldiers – Colégio Forquilhão, em São José – SC

Mais informações no Facebooksite do Santa Maria Soldiers.

Radar Esportivo marcha junto com o exército verde e preto

A Rádio Universidade, por meio do projeto de extensão Radar Esportivo, viajou até Caxias do Sul para fazer a transmissão ao vivo da partida. Esta foi a 21ª jornada esportiva de futebol americano da emissora, que começou o projeto em novembro de 2015. Neste ano, a equipe já cobriu o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano.

O Radar Esportivo é formado por alunos dos cursos de Comunicação Social da UFSM e conta com o apoio da Coordenadoria de Comunicação Social, do Departamento de Comunicação da Universidade e do Fundo de Incentivo à Extensão do CCSH.

A equipe de transmissão é composta por narrador, comentarista, repórteres e plantonistas, além de servidores da Rádio que prestam o suporte técnico. Há ainda fotógrafos e cronista que fazem a cobertura online na página do Radar no FacebookTwitterblog. As transmissões contam também com um canal de interatividade pelo Whatsapp e sorteio de brindes, obtidos com apoiadores culturais, para a torcida presente no estádio. Tudo para trazer o ouvinte mais próximo da cobertura.

O projeto foi pioneiro ao trazer às ondas do rádio gaúcho a primeira transmissão de futebol americano. Entendendo o papel de uma emissora pública como espaço de aprendizado e visibilidade para assuntos pouco discutidos, os acadêmicos unem duas paixões: a comunicação e o esporte.

Além das transmissões, a equipe do Radar produz semanalmente três programas radiofônicos que podem ser acompanhados na Rádio Universidade:

Radar na Rodada, quarta-feira, às 17h05min – debate sobre futebol;

Planeta Oval, quinta-feira, às 17h05min – debate sobre rugby e futebol americano;

Radar Esportivo, sábado, às 11h05min – radiojornal com enfoque no esporte local.

Texto: Janaína Wille, acadêmica de Jornalismo

Fotos: Maria Júlia Corrêa, acadêmica de Jornalismo

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-32029

Publicações Recentes