O Núcleo de Estudos em Áreas Protegidas (Neap) da UFSM realizou no dia 1º de julho, no distrito de Vale Vêneto, São João do Polêsine, uma oficina para a criação da primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) na região da Quarta Colônia-RS, localizada na Casa de Retiro Nossa Senhora de Lourdes. Na ocasião também foi realizada consulta pública referente à criação.
As atividades envolveram debates em torno da importância da conservação da biodiversidade na região, fortalecendo o ecodesenvolvimento e a valorização dos recursos naturais através da produtos alternativos oriundos de espécies nativas. O projeto tem a coordenação da professora Suzane Marcuzzo,
do curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental da UFSM.
A atividade contou com aproximadamente 40 participantes, incluindo agricultores e moradores da região, autoridades municipais e representantes da Emater. No encerramento das atividades houve degustação de um ‘’EcoCaFé’’, elaborado a partir de espécies nativas como a Aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius), Mamoeiro-do-mato (Jaracatia spinosa) e Jerivá (Syagrus romanzoffiana), todas encontradas na propriedade e na região da Floresta Estacional Decidual.
Foto: Divulgação