O professor do Departamento de Solos Ricardo Simão Diniz Dalmolin e o pesquisador Alessandro Samuel-Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFSM, estão participando do “Workshop de metodologias de levantamento de solos, treinamento de pessoal e definição de áreas prioritárias para o PronaSolos”, que ocorre de 14 e 18 de agosto, na Embrapa Solos, na cidade do Rio de Janeiro.
No evento, o professor Ricardo ministrou a conferência “Iniciativas de treinamento e capacitação em Mapeamento Digital de Solos”.
O workshop visa a construir as “Diretrizes Nacionais de Políticas Públicas”, financiado pelo governo federal. O PronaSolos, Programa Nacional de Solos, busca gerar informações para o planejamento, uso e conservação do solo e da água, possibilitando um desenvolvimento agropecuário ordenado e de longo prazo do Brasil.
Nesse evento estão participando profissionais de diversas instituições de ensino e pesquisa do país, atuantes na área da Ciência do Solo, visando à elaboração do referido projeto. A UFSM foi a única universidade do RS a participar.
Veja também essa matéria sobre o Museu dos Solos produzida pela Revista Arco