Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sediou ​Seminário de Políticas Públicas para o Esporte e Lazer



Seminário foi realizado na sexta-feira (18)

Durante a sexta-feira (18), gestores públicos municipais, dirigentes esportivos, professores, pesquisadores e acadêmicos de Educação Física e áreas afins estiveram reunidos no auditório do prédio 67, campus Santa Maria, para debater a criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer nos municípios da Região Central do Estado.

O evento foi promovido pela Rede Cedes-RS – Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer do Rio Grande do Sul. Fazem parte dessa rede pesquisadores de universidades federais (UFSM, UFRGS e UFPel), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Estiveram compondo a mesa de abertura do seminário João Ribas, professor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD); Maria Amélia Roth, vice-diretora do CEFD; Rose Méri Santos, professora da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel); e a palestrante da manhã, Cássia Damiani, atualmente na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS.

“O que buscamos é democratizar o debate sobre o sistema de políticas públicas de esporte e lazer, mobilizar os gestores municipais e também contar com a ampla participação popular”, afirmou João Ribas, um dos promotores da Rede Cedes-RS na UFSM.

“Avançar no debate para construirmos novas indagações para as políticas públicas no esporte de Santa Maria e região, é isso que buscamos a partir desse seminário”, destacou Rose Méri Santos.

Dentre os palestrantes do evento, pela manhã, esteve presente a professora Cássia Damiani, com longa experiência na área do desenvolvimento do esporte, sendo dirigente no Ministério do Esporte de 2005 a 2016. “O grande desafio que enfrentamos é fazer do esporte uma política de estado, e são em cima de pequenas e grandes lutas que vamos consolidando nossos direitos”, ressaltou Cássia. Ao longo de sua fala, também foram debatidos formatos para construir um sistema melhor de acesso ao esporte e diferentes formas para solucionar os problemas que surgem no decorrer dos dias.

Pela parte da tarde, o seminário contou com duas palestras: a primeira, com o professor Ednaldo Pereira Filho, da Unisinos, sobre a política de financiamento para o esporte e lazer; e a segunda e última do evento, com os professores Rodrigo Barbosa Terra, da Funesp, e Fernando Moraes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), via videoconferência, sobre a metodologia de estruturação da Política Municipal de Esporte e Lazer.

Após as duas palestras da tarde, o encerramento do evento ocorreu com a avaliação geral das discussões feitas ao longo do dia e também com a entrega do certificado aos participantes.

Texto e foto: Maira Trindade, acadêmica de Jornalismo da UFSM e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-32650

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes