O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (1º), por meio do Diário Oficial da União, os conceitos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) do ano de 2016.
No total, 17 cursos da UFSM, dos campi de Santa Maria, Frederico Westphalen e Pameira das Missões, foram avaliados. Quatro cursos obtiveram o conceito máximo, 5, dez cursos registraram conceito 4, dois cursos com conceito 3 e um curso teve conceito 2.
A lista completa dos cursos avaliados, com o conceito do Enade e o IDD, pode ser acessada AQUI.
Enade – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
IDD – O Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes.