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​Campanha Setembro Dourado conscientiza a população sobre o câncer infantojuvenil



O Setembro Dourado é uma campanha nacional de
conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em
crianças e adolescentes. As ações são lideradas pela Confederação Nacional das
Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc),
com sede em Natal (RN). A Coniacc reúne 52 instituições filiadas, que prestam
ajuda voluntária e promovem a campanha em todas as regiões do Brasil.

Uma dessas instituições é o Centro de Apoio à Criança com
Câncer (Cacc) em Santa
Maria. O Cacc é uma organização não-governamental (ONG)
fundada em 1996 que atende a crianças e adolescentes de até 21 anos de idade
que se tratam contra o câncer no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Os pacientes que chegam ao Husm são encaminhados a uma assistente social, que
entra em contato com a ONG para fazer o cadastro. Depois de cadastrados, os
pacientes recebem no Cacc hospedagem e alimentação gratuitas sempre que
estiverem na cidade para realizar o tratamento.

O centro de apoio abriu as portas, há 21 anos, por
iniciativa de Marli Tarragó. Ela conta que no início teve ajuda de algumas
empresas, que pagavam o aluguel do local onde funcionou inicialmente o Cacc,
mas que logo conseguiu a doação de um terreno, que pertencia ao Departamento
Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), e pôde então construir a atual sede. “A
gente depende da comunidade, porque foram eles que construíram tudo isso aqui”,
afirma a fundadora. Atualmente, o financiamento vêm de doações de dinheiro,
projetos sociais e um brechó comunitário.

A gerente de marketing voluntária do Cacc, Dânia Oliveira,
conta que o local tem 146 cadastros, mas que às vezes há pouca circulação de
pacientes, já que muitos chegam ao hospital por meio de transporte das
prefeituras e se hospedam por apenas uma noite. Para Dânia, o fato de os
pacientes terem que se deslocar de suas cidades para serem atendidos em um centro
de referência é também um fator que dificulta o tratamento, associado à falta
de conscientização sobre o diagnóstico precoce. “Para chegar ao Husm, eles
passam pelo hospital da cidade de origem deles, aí já vem um problema bem
maior, que é o tempo para conseguir acesso ao médico, e depois até o médico
pensar que pode ser um câncer e mandar para um centro de referência. Infelizmente, a grande maioria chega com
diagnóstico tardio”, relata.

O debate também leva em consideração dados concretos. No
Brasil, o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e
adolescentes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), de 2009 a 2013, 12% dos óbitos
na faixa etária de 1 a
14 anos foram causados pelo câncer; o número baixa para 8% das mortes na faixa
etária de 1 a
19 anos. O Inca aponta também que em 2014 foram registradas 2.724 mortes por
câncer infantojuvenil no Brasil.

As ações do setembro dourado vêm justamente com o objetivo
de chamar a atenção para a importância de que pais ou responsáveis procurem
orientação médica assim que perceberem qualquer sintoma, já que o diagnóstico
precoce da doença pode proporcionar chances de cura de até 80%, segundo a
Fundação do Câncer. “Ninguém quer falar sobre câncer, ainda mais com criança,
então é difícil conscientizar, mas isso tem que ser falado nas escolas, os
pediatras têm que falar também”, completa Dânia.

Marketing social –
O Cacc funciona hoje com oito funcionários, mas não tem como ter um
profissional para desenvolver atividades extras, como o marketing. Para isso, o
Centro de Apoio conta com o auxílio do projeto de extensão “Desenvolvimento de marketing
social”, coordenado pela professora Marta Oliveira, do Departamento de Ciências
Administrativas da UFSM. Marta conta que a intenção inicial do projeto era
fazer com que os estudantes tivessem contato com a realidade fora dos limites
da universidade. Ela cogitou trabalhar com empresas, mas então surgiu a ideia:
“por que não alguma ONG, uma instituição que possa ajudar na realização do
projeto, ao mesmo tempo em que a gente vai fazer um bem para a nossa alma?”

O contato com o Cacc foi positivo e, desde 2014, os alunos
atuam na produção de folders, banners, cartazes, informativos, marcadores de
página, cartões de visitas, além de ações de marketing no Facebook e no site do Cacc. “É uma via de mão dupla, todo mundo se beneficia, porque os alunos, ao
fazerem, vão aprendendo na prática, e a gente ainda faz algo que nos faz bem”,
finaliza Marta.

Sintomas – Os
principais sintomas do câncer em crianças e adolescentes são:

– Palidez, dor óssea e hematomas ou sangramentos pelo corpo;

– Caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e
não acompanhados de febre (além de outros sinais de infecção);

– Perda de peso inexplicada, febre e sudorese noturna.

– Tosse persistente ou falta de ar.

– Alterações oculares: embranquecimento da pupila,
estrabismo recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;

– Inchaço abdominal.

Dores de cabeça, sobretudo se forem incomuns e contínuas,
além de vômitos frequentes pela manhã ou com piora ao longo do dia;

– Dores nos membros e inchaços sem qualquer sinal de
infecção ou trauma.

Texto: Núcleo de
Comunicação Institucional do Centro de Ciências Sociais e Humanas

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