O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE) da UFSM apresentou 12 trabalhos científicos durante a VII Conferência Mundial Sobre Restauração Ecológica, que ocorreu de 27 de agosto a 1º de setembro em Foz do Iguaçu (PR). O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e pela Society for Ecological Restoration (SER) e contou com mais de 1000 participantes de 55 países. É a primeira vez que a Conferência é realizada na América do Sul.
“Essa conferência foi uma oportunidade ímpar na vida de qualquer pesquisador que estuda a restauração de ecossistemas. A oportunidade de levar o nome da UFSM e ter participado juntamente com minha equipe, dá motivação para a continuidade dos trabalhos. O câmbio cultural adquirido com as experiências internacionais nos remete a repensar sobre a complexidade e importância da restauração ecológica”, comentou a coordenadora do NEPRADE, professora Ana Paula Rovedder.
Ana Paula também participou da coordenação do workshop “Ecological Restoration in Subtropical South America”, juntamente com pesquisadores da EMBRAPA Clima Temperado e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O workshop foi realizado no dia 29, durante a Conferência, e reuniu profissionais do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Equador.