O Seminário “Políticas da compaixão. Olhares cruzados sobre vítimas e sofrimento” será realizado na quinta (28) e na sexta-feira (29), alusivo aos 15 anos da fundação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde (Gepacs/CNPq).
O seminário vai consistir em um conjunto de palestras e mesas-redondas orientadas a promover a reflexão sobre as políticas de gestão da dor e o sofrimento decorrente de tragédias coletivas. Para isso, foram convidados pesquisadores que atuam em diversas áreas, como a Antropologia, a Educação, as Comunicações, as Letras e a Psicologia. Para tanto, se propõe integrar três mesas-redondas com profissionais e professores destas áreas, bem como uma palestra inaugural, na quinta (28), às 19h, no auditório da Multiweb, no prédio 67, ministrada pela professora Claudia Fonseca (UFRGS). Confira a programação.
O Gepacs se insere, assim, nos desenvolvimentos atuais das ciências sociais que destacam a produção de saberes que possam dar conta dos processos de criação de coletivos de vitimas e do surgimento dos sentimentos de compaixão universal para aqueles que atravessaram experiências limites.
Inscrições gratuitas no site do Gepacs. Vagas limitadas.