Situação orçamentária da UFSM é debatida na Câmara de Vereadores da Santa Maria

O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, participou, nesta segunda (9), de uma reunião na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A pauta foi a situação orçamentária da Universidade. A reunião foi promovida pela Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Públicas e aos Institutos Federais de Educação da Câmara.

Na ocasião, o reitor apresentou a evolução orçamentária da UFSM, no período de 2014 a 2017. Burmann destacou os contingenciamentos orçamentários que vêm sendo impostos à Universidade desde 2014 e que, em 2017, já somam R$ 152,39 milhões em recursos que deixaram de ser investidos. Deste valor, R$ 92 milhões se referem ao orçamento de investimento e R$ 60,39 milhões da verba de custeio contingenciados. “Estamos vivendo um paradoxo: a universidade crescendo e os investimentos diminuindo”, afirmou o reitor.

Burmann ainda reforçou a importância da mobilização política dos vereadores junto aos parlamentares da bancada gaúcha em Brasília, no sentido de buscar a sensibilização do governo federal. As Universidades e Institutos Federais reivindicam a liberação integral dos valores aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017 e a garantia de que, para a LOA de 2018, seja mantido, no mínimo, o mesmo orçamento aprovado para 2017.

Entre os encaminhamentos da reunião, está a previsão de realização, em novembro, de uma audiência e uma sessão plenária com tribuna livre para aprofundar o debate e o apoio das lideranças santa-marienses à Universidade. O apoio da Câmara de Vereadores de Santa Maria se soma a iniciativas semelhantes promovidas nos demais municípios em que a UFSM mantém campi, como Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Foto: Marionaldo Ferreira