A nova rádio da Universidade Federal de Santa Maria já
tem nome e frequência: UniFM 107.9. Junto ao nome, a UFSM
também apresenta a identidade visual da emissora, com
tipografia de fácil legibilidade e referência aos morros
característicos de Santa Maria. O logotipo representa o
fortalecimento do vínculo da UFSM com a comunidade, e a
renovação da trajetória da Rádio Universidade como emissora
pública e educativa, voltada à informação e cultura.
A escolha do nome e a criação da marca foram
desenvolvidas na disciplina de Agência Experimental do curso de
Publicidade e Propaganda, por demanda e sob supervisão da
Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Os autores são
os estudantes Arthur Vanz, Carolina Mulero, Luis David Padilha e
Rafael Hönig, com orientação do professor Rodrigo Correa.
O logotipo foi desenvolvido por meio de pesquisas de
mercado e estudos sobre tendências em comunicação. A marca
baseia-se na releitura das cores institucionais da universidade e
faz uma referência aos morros de Santa Maria estilizados como ondas sonoras.
Iniciado há pelo menos 15 anos, o processo de
estruturação de uma nova rádio da UFSM na frequência FM
ganhou fôlego nos últimos meses. Quatro grupos trabalham nas
definições técnicas, de programação, e identidade sonora e visual.
A expectativa é de que, até o final deste ano, a UniFM
esteja no ar, como a mais nova emissora de Santa Maria voltada
para informação e cultura. A programação está em fase final de
estruturação, mas já é possível adiantar que alguns destaques da
irmã mais velha, a Rádio Universidade AM, que completa 50 anos em 2018, serão transmitidos pela UniFM 107.9.