O Colégio Politécnico da UFSM participou na última quinta-feira (7) do 12º Dia de Campo da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, com o tema “Alternativas para diversificação da agricultura familiar”. O professor Diniz Fronza apresentou a cultura da nogueira-pecã, suas oportunidades de geração de renda, os principais cuidados no cultivo e formas de colheita e comercialização para 650 produtores de vários estados do Brasil, do Equador, Chile e Uruguai.
A equipe do Politécnico participou também do livro de 147 páginas entregue aos participantes com os conteúdos das 10 estações do Dia de Campo, sendo um dos capítulos sobre nogueira-pecã. As demais estações foram sobre batata doce, insumos ecológicos, cana-de-açúcar, olericultura, apicultura, milho crioulo, feijão, energia renovável e arroz irrigado.
Nos últimos 15 anos, a equipe coordenada pelo professor Fronza realizou 40 treinamentos sobre o cultivo de nozes e 18 dias de campo, realizando treinamentos na Estação Experimental da UFRGS, no Instituto Federal, em Frederico Westphalen, em vários municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também no Uruguai e Argentina, atendendo mais de cinco mil pessoas interessadas na pecanicultura. No ano de 2017, o Setor de Fruticultura do Colégio Politécnico realizou 37 eventos de capacitação nas diversas áreas de frutíferas, capacitando 3.440 produtores e interessados na área.
Foto: Divulgação