Acaba de ser lançado o número 49 da revista Fragmentum, que tem como tema “O literário e suas políticas: homenagem a Rita Terezinha Schmidt”.
A referida pesquisadora (docente do PPG-Letras da UFRGS, hoje aposentada) tem uma larga experiência em docência e pesquisa, é um nome de destaque e referência nos estudos literários, participa e já participou de diversas comissões e comitês nacionais e internacionais. Além de ter orientado inúmeras dissertações e teses, hoje a maioria de seus orientandos pertence ao quadro do ensino superior brasileiro. Seu trabalho envolve e conecta um conjunto variado de questões muito atuais em relação ao fazer literário, que inclui as reflexões sobre gênero, a política pós-humanista, a ecocrítica, a corporeidade e a ética. Os artigos submetidos a esta edição compõem um resgate de sua fortuna crítica, e versam sobre sua vida e obra para compor um debate amplo e interdisciplinar, de convergência intelectual e parceria.
O dossiê está composto por artigos assinados por pesquisadores nacionais e estrangeiros. Merecem destaque os nomes de Ria Lemaire (Université de Poitiers), Raúl Antelo (UFSC), Regina Zilberman (UFRGS), Liane Schneider (UFPB), Thays de Albuquerque (UEPB), Rafael Guimarães (UNISC), Andrea Kahmann (UFPEL), Andrei Cunha (UFRGS), Renata de Felippe (UFSM), Rita Lenira Bittencourt (UFRGS), Anselmo Peres Alós (UFSM) e Daniela Kunze (UFPE).
O periódico científico semestral da área de Letras e Linguística é produzido pelo Laboratório Corpus, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).