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​Leitura acessível na universidade



Foto 1 (Confira a audiodescrição abaixo do texto)

A busca pela inclusão de pessoas com
deficiência nas universidades é uma prática que evoluiu ao longo dos anos. Na
UFSM, iniciativas e ações para permitir o acesso e a participação acadêmica e
social das pessoas com deficiência em espaços antes restritos estão sendo desenvolvidas.
Recentemente, a universidade foi contemplada com as obras do projeto “Coleção
Regionais – A cultura brasileira em suas expressões”, conjunto de livros em formatos Braille,
audiolivro digital e leitura ampliada, que contêm caracteres com contraste de
cor, a fim de tornar a leitura mais acessível.

As obras são de autoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos,
de São Paulo, e versam sobre culinária, folclore, turismo, literatura e música
das diferentes regiões do Brasil. A
coleção foi recebida durante cerimônia promovida pelo GT Centro/RS de Leitura
Inclusiva, grupo que pertence à Rede Nacional de Leitura Inclusiva. O grupo é
um projeto da fundação Dorina Nowill e conta com o apoio do Departamento de
Arquivo Geral (DAG), Núcleo de Acessibilidade, SMED de Santa Maria, 8ª CRE,
além de outras entidades e pessoas ligadas a ações que buscam incluir a
diversidade de pessoas com direito à leitura. Pertencente ao GT, Cristian
Sehnem, técnico em educação no Núcleo de Acessibilidade da UFSM, ressalta a
busca, cada vez maior, pela criação de diferentes formatos de leitura,
comunicação e informações acessíveis a todos.

Foto 2 (Confira a audiodescrição abaixo do texto)A ação desenvolvida pelo GT é mobilizar
grupos de trabalho que estimulem a leitura inclusiva e contribuam para a
divulgação de obras às pessoas com deficiência. Para a leitura, existe a possibilidade
de vários formatos de acesso, como leitor de tela, display em braile, tradutor
para sinais ou até software que funciona por meio de movimentos com a cabeça.
“Tudo isso são formas diferentes de ler, escrever, de se informar e se
comunicar. São novos conhecimentos, novos formatos e, principalmente, são
inclusivos”, comenta Cristian, que avalia que a busca pela diversidade da
comunicação será uma riqueza para a universidade.

Apesar da demanda, a UFSM possui, em seu
acervo em Braille e áudio, poucos livros sobre conteúdos acadêmicos. Para que
uma pequena parte dessa necessidade seja suprida, Cristian
recomenda aos estudantes com deficiência visual o acesso à biblioteca digital
no portal dorinateca.org.br. A maioria dos formatos está disponível em audiolivro
e braile, na qual existe a possibilidade da impressão, além do formato
digital ddreader.

Foto 3 (Confira a audiodescrição abaixo do texto)O formato ddreader possibilita, através do leitor de tela, virar as páginas,
fazer anotações e sublinhar frases de forma acessível. O acervo da Dorinateca é
gratuito e, através do cadastro, é possível baixar três obras por mês. O
digital, que já está um pouco mais popularizado no país, é considerado o
formato mais acessível para Cristian. Além de ampliar as possibilidades de
leitura acessível, é possível carregar uma ampla quantidade de livros em pdf, por exemplo, para qualquer lugar,
diferentemente do material impresso em Braille, que é amplo e pesado.

Foto 4 (Confira a audiodescrição abaixo do texto)Além da acessibilidade comunicacional em
acervos bibliográficos, outra preocupação da universidade é tornar o site da UFSM acessível.
Para isso, foi criado um GT para os portais e sites da internet, com o objetivo
de discutir o layout das páginas
eletrônicas. Segundo Cristian, as possibilidades de tornar a leitura acessível
são variadas e devem ser debatidas dentro das salas de aula, principalmente em
cursos como letras, pedagogia, educação, comunicação social e informática. A
acessibilidade, segundo relata, nem sempre gera custos financeiros. Basta
conhecimento e organização para trazer à universidade e à sociedade em geral o
que já existe de ações inclusivas, para que assim seja ampliada a autonomia e a
independência de todos através das diferentes formas de leitura, publicação de
notícias e atendimento ao público.

Texto e fotos: Gabrielle Ineu Coradini,
acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Audiodescrição da foto 1:

Fotografia
horizontal e colorida de um homem enquadrado da cintura para cima, lendo um
livro em Braille. O homem está ao
centro, enquadrado do quadril para cima, sentado em uma cadeira preta, com o
corpo virado para a direita. Suas mãos estão em cima das páginas abertas do
livro, que está apoiado em uma mesa branca. O homem tem a pele clara, cabelo
curto, marrom, usa óculos preto e veste uma camisa com listas
verticais/horizontais em preto e branco. A mesa onde está o livro é comprida e,
em cima dela, estão computadores, fones de ouvido, notebook e um calendário em
braille.

Audiodescrição da
foto 2:

Fotografia
horizontal e colorida das mãos de um homem sobre as páginas de um livro
Braille. As mãos, de pele clara, estão ao centro da imagem, e o livro tem as
páginas brancas.

Audiodescrição da
foto 3:

Fotografia
horizontal e colorida de nove livros e cinco cds ao centro. Os livros estão de
pé, em cima de uma impressora Braille e suas capas são coloridas, na sequência
das cores azul, verde, laranja, branco, laranja, verde, vermelho, branco e
vermelho, da direita para a esquerda. Apenas a capa do primeiro livro, à
direita, aparece na íntegra, sendo azul e com os dizeres “Culinária,
Região Sudeste, edição em braile e em fonte ampliada”. A capa tem o desenho do
mapa do sudeste ao centro do livro. Os cds estão de pé, apoiados na frente dos
livros, em cima da impressora. Dois cds estão de frente para a fotografia. O
primeiro, à esquerda, tem os dizeres “O tesouro da casa velha, região
centro-oeste, coleção regionais”. O segundo, à direita, tem os dizeres: “Claro
enigma, região sudeste”. Dois outros cds estão atrás e um está deitado sobre a
impressora.

Audiodescrição da foto 4:

Fotografia horizontal e colorida de um
homem lendo um livro em
Braille. O homem está ao centro, enquadrado do quadril para
cima, sentado em uma cadeira preta, com o corpo de perfil, virado para a
direita. Suas mãos estão sobre as páginas abertas do livro, que está apoiado em
uma mesa branca. O homem tem a pele clara e cabelo marrom, usa óculos preto e
veste uma camisa com listras verticais em preto e branco. O livro mostra um
cenário com céu azul, grama verde e um desenho de um menino de pele clara,
cabelo claro, com uma camisa amarela clara e uma bermuda cinza. O menino está
sorrindo e sua mão direita está levantada. A mesa onde está apoiado o livro é
comprida e, em cima dela, estão computadores, fones de ouvido, notebook e um
calendário. 

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