Quem passou ou acessou a antiga Reitoria nos últimos dias deve ter percebido algumas mudanças. A fachada está passando por reformas para adequações que visam torná-la acessível a todas e todos. Previsto na Constituição Federal, o direito de ir e vir deve ser garantido aos cidadãos e cidadãs, portando, os passeios públicos, assim como os prédios públicos, devem facilitar a circulação e possibilitar que as pessoas com deficiência e seus familiares encontrem menos ou nenhuma dificuldade para acesso.
A calçada em frente à antiga Reitoria está isolada com tela laranja para sinalizar o local. A passagem dos pedestres está sendo feita na rua Floriano Peixoto, que também está isolada de forma a garantir a segurança dos passantes. Para acessar o prédio, está sendo utilizada exclusivamente a entrada da Odontologia.
O projeto, que tem previsão de ser concluído antes do início do semestre letivo, também prevê colocação de corrimãos e guarda-corpos, além dos pisos táteis de alerta e direcional, que são diferenciados dos demais por textura e cor, de forma a orientar as pessoas com baixa visão ou deficiência visual, garantindo a autonomia e segurança.
Texto e fotos: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH