O servidor técnico-
O servidor, que é secretário do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, está realizando no mês de janeiro um intercâmbio junto ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), instituição do Norte de Portugal com cinco Escolas de ensino superior. O intercâmbio tem por objetivos identificar o sistema administrativo interno de funcionamento do IPB em apoio à pós-graduação; compartilhar experiências entre as instituições portuguesa e brasileira, valorizar a parceria e o desenvolvimento de atividades de interesse de ambas as instituições através do contato com novas idéias.
O IPB faz parte do Programa ERASMUS, maior projeto de Mobilidade Acadêmica da União Europeia, recebendo e enviado muitos estudantes e professores para Mobilidade Acadêmica internacional, garantindo não só uma experiência acadêmica, científica, mas também social e cultural. Régis, no acompanhamento das atividades, destaca que além do sucesso do programa, o IPB tem visibilidade pelos sistemas de creditações ECTS, o fornecimento das Certidões com suplementação ao diploma em dois idiomas, a eficiência nos reconhecimentos de diplomas estrangeiros, a valorização da experiência profissional no sistema de creditação, procedimentos que, desde a adesão ao Processo de Bolonha, um espaço comum europeu do ensino superior assinado por 29 países europeus, revolucionou o Sistema de ensino superior Português. Destaque também para o sistema “E-SIG/EDUC- Sistema integrado de gestão para instituições educativas” que torna mais eficientes a gestão documental dos processos internos com a eliminação do Papel e plataforma GAL que é o Sistema de Gestão das Atividades Letivas, utilizado pela Escola Superior Agrária para a elaboração de horários de aulas e marcação de exames.
O IPB é um dos mais recentes parceiros da rede Demola, organização internacional que facilita projetos de cocriação entre instituições de ensino superior e entidades públicas e privadas, a nível local e internacional. A plataforma Demola North Portugal visa a aquisição de competências, por parte dos estudantes do IPB, por meio da resolução de problemáticas reais do mercado de trabalho. Para além da aquisição de competências técnicas, sociais e humanas, os estudantes envolvidos poderão vivenciar o contexto necessário para trabalhos de investigação aplicada. Nas outras atividades acompanhadas, constatou-se o eficiente trabalho de equipe, em que uma só secretaria com vários servidores atende todos os cursos de graduação e mestrado de cada Escola do IPB.