Nesta quinta (22) e sexta-feira (23) ocorrerá na UFSM o Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM (CIPED). O evento, promovido pelo Centro de Educação e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), será composto por conferências, momentos culturais, mesas-redondas e debates.
Tecnologia assistiva, formação intercultural para a diversidade e políticas de educação e ciência estarão entre os temas abordados. O Ciclo acontecerá no Auditório Wilson Aita, anexo ao Centro de Tecnologia (CT), no campus sede da UFSM.
A conferência de abertura, intitulada “A Educação do Século XXI e as Questões Curriculares”, será proferida por José Francisco de Almeida Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, modelo de educação democrática, participativa e inclusiva localizado em Portugal.
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Mario Neto Borges, também ministrará conferência no CIPED, abordando políticas de fomento à pesquisa e à educação.
Participarão das mesas-redondas do evento a professora Cláudia Battestin (docente na Área de Ciências Humanas e Jurídicas e no curso de Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó) e o professor José Antonio dos Santos Borges, especialista em Tecnologia Assistiva e analista de sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Dada a capacidade do auditório e a temática do CIPED, a Comissão Organizadora decidiu priorizar a inscrição dos professores da UFSM de 15 a 20 de março, através do link, a fim de estimular a troca de experiências sobre o fazer docente. Durante a semana, as inscrições poderão ser ampliadas aos demais segmentos da comunidade.
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail prograd@ufsm.br e do telefone (55) 3220.8338.