No mês de abril, o Instituto de Cultura da PUCRS leva para o Saguão da Biblioteca da Universidade um dos projetos do Espaço Multidiplinar da UFSM Silveira Martins. Trata-se da exposição “Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário do Romantismo à Contemporaneidade”, que conta a história da literatura fantástica nacional em todas as suas vertentes. Com curadoria dos pesquisadores Enéias Tavares (DLCL/UFSM) e Bruno Matangrano (USP/CNPq), o projeto preenche uma lacuna na historiografia literária brasileira que por tanto tempo negligenciou a literatura fantástica, sobretudo, quando associada ao horror e à ficção científica.
Em 23 painéis historiográficos que apresentam mais de 90 autores de todo o Brasil, os visitantes viajarão pela história da literatura conhecendo autores e obras que trabalharam com os diversos modos narrativos do “insólito”, termo que procura abranger os diversos tipos de narrativas voltadas a tudo aquilo que escapa da dita “realidade”. Na PUCRS, ela ficará entre 3 e 28 de abril.
Além da exposição – que sairá em livro pela Editora Arte & Letra ainda neste ano – há uma série de colóquios agendados. Para abrir essa IV Temporada, no dia 3 de abril, 19h, o colóquio “Fantástico Brasileiro – A literatura entre a teoria e a prática” receberá nomes como Altair Martins (PUCRS), Nikelen Witter e Enéias Tavares (UFSM), Karina Lucena (UFRGS) e Samir Machado de Machado. A organização é do escritor Gustavo Czekster e do produtor cultural Michel Flores.
PROGRAMAÇÃO DO COLÓQUIO – DIA 3 DE ABRIL:
19h15-19h30 – Abertura musical com Mariane Keber, pianista do Instituto de Cultura.
19h30-2045 – Mesa I – O Fantástico na Teoria, com Enéias Tavares (UFSM), Karina Lucena (UFRGS) e Altair Martins (PUCRS).
21h-22h15 – Mesa II – O Fantástico na Prática, com Enéias Tavares (UFSM), Nikelen Witter (UFSM) e Samir Machado de Machado.
Local: Saguão da Biblioteca Central da PUCRS
Inscrições no local – Entrada gratuita
Confira o evento no Facebook.