A Política de Comunicação tem como propósito instituir
diretrizes e princípios de comunicação no âmbito da UFSM, visando integrar as
atividades comunicacionais desenvolvidas na Universidade. A Resolução N. 005/2018-GR, que aprova o documento, foi assinada no último dia 16 pelo reitor,
Paulo Afonso Burmann.
A regulamentação é fruto de um trabalho coletivo de dois
anos e meio, período no qual ocorreram reuniões e seminários que debateram a
questão da comunicação na Universidade. Foram constituídas duas comissões para
elaborar o documento e coordenar o processo, compostas por docentes,
técnico-administrativos e estudantes, totalizando um conjunto de 70 pessoas.
A coordenadora de Comunicação da UFSM, Carine Prevedello,
uma das integrantes da Comissão de Coordenação, salienta que o processo de
construção da Política representa o reconhecimento institucional da
legitimidade e da dimensão estratégica da área de Comunicação. “Uma das
questões mais importantes é que este é apenas o passo inicial, já que os
princípios serão discutidos e implantados de forma coletiva, com a
representatividade de quem faz Comunicação nas perspectivas acadêmica e técnica
da Universidade”, afirma Carine.
Já para a professora do Departamento de Ciências da
Comunicação, Jaqueline Quincozes da Silva Kegler, a Política de Comunicação da
UFSM resulta de um movimento coletivo, que gera um compromisso para todos os
envolvidos. Segundo a professora, que participa desde o início das discussões
sobre a Política, o documento “reconhece a pluralidade de processos e seus
protagonistas que já desenvolvem com eficiência nossa comunicação, dando
respaldo para sua integração e organização em rede com princípios institucionais
e de interesse público”.
Para o reitor Paulo Burmann, a construção de uma Política de
Comunicação no âmbito da UFSM representa uma realização de extrema importância
para toda a comunidade universitária. “Nossa Universidade até hoje não possuía
um documento específico para tratar desse tema, central para toda e qualquer
atividade humana na atualidade. Estamos, com esta resolução, preenchendo uma
imensa lacuna no que tange ao reconhecimento das ações comunicacionais, uma
área vital para a instituição”, comemora o reitor.
Um dos avanços trazidos pela resolução é reconhecer a
complexidade do ecossistema comunicacional da UFSM, que vai muito além do
trabalho já desenvolvido por seus veículos institucionais, como rádio, TV e
site. O documento também cria um Comitê de Política de Comunicação e uma nova
unidade de comunicação, a Unidade de Comunicação Integrada, que terá como
objetivo articular e acompanhar o planejamento estratégico de comunicação na
UFSM. Tanto a nova unidade como o Comitê atuarão de forma articulada à
Coordenadoria de Comunicação Social, que atualmente congrega os veículos
institucionais.
O reitor ressalta que outro avanço da Política é o de
reconhecer e regulamentar essa prática profissional no âmbito da UFSM,
sobretudo no que tange à formação estudantil. “Os diversos setores que
desenvolvem atividades de comunicação, como veículos de informação,
assessorias, editoras científicas, laboratórios, entre outros, representam um
campo importantíssimo de formação para nossos estudantes”, afirma.
Texto: Assessoria de
Comunicação do Gabinete do Reitor